O que é patriotismo?
Mike Alexandrov é um dos melhores nadadores de peito do mundo. Até o ano passado, ele deteve por cinco anos o melhor tempo da história das 100 jardas nado peito, conseguido quando ele cursava a faculdade nos Estados Unidos. Representou os Estados Unidos no Mundial de Curta de 2010 e 2012, saindo de ambos medalhista de ouro no revezamento 4x100m medley. Também já foi finalista em Mundial de piscina longa nos 100m peito e em 2010 foi campeão americano da prova.
Uma curiosidade: Alexandrov nasceu na Bulgária, e representou o país nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008. Em 2009, trocou de nacionalidade e passou a representar os Estados Unidos. Desde então, passou a ter muito mais dificuldade para chegar às grandes competições. E não é porque seu nível técnico caiu, muito pelo contrário: continuou melhorando seus tempos, mas a concorrência, que ele praticamente não tinha na Bulgária, agora é colossal. No ano passado, foi finalista da seletiva olímpica americana nos 100m peito, mas não terminou entre os dois primeiros e não conseguiu vaga olímpica. Agora, terminou na terceira posição na seletiva para o Mundial de Barcelona, a posição mais ingrata nos Estados Unidos, e por somente 15 centésimos não conseguiu a vaga.
Caso ele continuasse a representar a Bulgária, não teria dificuldades para carimbar seu passaporte nas principais competições internacionais – ele seria o melhor nadador de seu país, disparado. Após o terceiro lugar nos 100m peito na seletiva para o Mundial, muitos o questionaram sobre isso. E sua resposta, postada em uma rede social, em um misto de reflexão e desabafo pela frustração de não ter conseguido a vaga no Mundial (reparem na ênfase dada pelas letras maiúsculas), é muito interessante:
"Sempre sou perguntado por que represento os Estados Unidos no esporte e na vida. A resposta: PORQUE EU NUNCA TERIA DESENVOLVIDO MEUS TALENTOS EM OUTRO LUGAR TÃO BEM QUANTO TENHO DESENVOLVIDO AQUI."
O que é patriotismo? Amar e defender seu país acima de qualquer coisa só porque você nasceu nele? Ou escolher amar e defender o país que lhe dá melhores condições? Alexandrov optou pela segunda alternativa, acreditando que de alguma forma deve retribuir aos Estados Unidos o que ele conseguiu lá. E você, concorda com esse ponto de vista?
Por Daniel Takata
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.