Poliana: maior medalhista brasileira em um mundial
Poliana Okimoto fez história novamente em Barcelona. Com a medalha de bronze conquistada agora há pouco na prova de equipes nas maratonas aquáticas, ao lado de Allan do Carmo e Samuel de Bona, conseguiu sua terceira medalha neste Mundial (já havia sido ouro nos 10 km e prata nos 5 km).
Em Mundiais de Esportes Aquáticos, nunca nenhum brasileiro havia saído com três pódios. Gustavo Borges conseguiu duas medalhas em 1994 (bronze nos 100m livre e revezamento 4x100m livre), mesmo feito obtido por Cesar Cielo em 2009 (ouro nos 50m e 100m livre) e 2011 (ouro nos 50m livre e 50m borboleta).
Também é a primeira vez na competição que a seleção conquista cinco medalhas, contando todos os esportes aquáticos (Ana Marcela Cunha foi prata nos 10 km e bronze nos 5 km). Antes, quatro haviam sido conquistadas em 2009 e 2011.
Para Ricardo Cintra, técnico de Poliana e membro da comissão técnica do Brasil em Barcelona, as chances de mais duas serem conquistadas nos 25 km, no sábado, são grandes. "Ana Marcela é grande favorita ao pódio, pois é a atual campeã mundial da prova e está muito bem. Allan do Carmo também está em ótima forma, nadou bem os 10 km e e estará motivado com o bronze na prova de equipes."
Para ele, será difícil os nadadores das provas de piscina igualarem a performance das águas abertas, mesmo contando com astros como Cesar Cielo e Thiago Pereira. "Cinco, seis ou sete medalhas são muito difíceis de conquistar, mesmo na piscina havendo muito mais provas. Hoje, os nadadores de águas abertas do Brasil têm o mesmo espaço e a mesma visibilidade das estrelas da piscina."
Por Daniel Takata
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.