Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Eliminatórias do quarto dia: brasileiros em todas as semifinais

swimchannel

31/07/2013 05h27

50m costas feminino

Conforme previmos, a chinesa Fu Yuanhui veio realmente forte após perder o pódio nos 100m costas. Tem o primeiro tempo do ano e mostrou superioridade na eliminatória com 27s55. É a favorita. Foi seguida pela recordista mundial Zhao Jing com 27s81. Etiene Medeiros se classifica na quinta posição com 28s16, um pouco acima de sua melhor marca de 27s88, e disse que gostou da sua prova, apesar que acha que pode melhorar a saída. A final está ao seu alcance. Missy Franklin teve uma péssima saída e deu a impressão que escorregou, pois saiu muito atrás. Conseguiu se recuperar com 28s44 (praticamente o mesmo tempo da passagem dos 100m) e conseguiu classificação. Destaque para a espanhola Mercedes Peris, com 28s07. Parece que nadar em casa realmente está ajudando muito os nadadores do país.

Etiene Medeiros (foto: Satiro Sodré)

100m livre masculino

James Magnussen não economiza e já faz um 47s71, melhor inclusive que a abertura de revezamento no primeiro dia (48s00), em que teoricamente nadou 100%. Se não nadou com força total hoje, fez muito próximo disso. Destaque para o japonês Shinri Shioura, com 48s52, quase superando o recorde asiático de 48s49 de Takuro Fujii da época dos trajes tecnológicos. O livre sempre foi um grande calcanhar de Aquiles do revezamento livre do Japão, e mesmo que ainda esteja um pouco aquém das outras potências, pode chegar mais perto. Todos os grandes nomes, incluindo o americano Nathan Adrian e o russo Vladimir Morozov, conseguem classificação, com exceção do francês Willam Meynard, bronze em 2011. Nadando muito mal (49s59), não teve chances, assim como Fernando Ernesto dos Santos (49s71), piorando um segundo de seu tempo do Maria Lenk. Marcelo Chierighini passa forte (22s97, o mais rápido de todos os 87 competidores), mas sente muito (volta de 26s11, a mais lenta dos 16 primeiros) e termina com 49s08, tomando um susto e passando para a semifinal na penúltima posição (15º). Ele disse que, assim como no 4x100m livre, se sentiu preso por nadar de manhã, e na semi espera passar economizando mais energia para ter força no final. De olho no cubano Hanser Garcia, que, junto com Magnussen e o italiano Filippo Magnini, foram os únicos a voltarem abaixo de 25s.

Marcelo Chierighini (foto: Satiro Sodré)

200m borboleta feminino

Apoiada pela torcida, nadando na mesma série da húngara Katina Hosszu, a espanhola Mireia Belmonte teve o apoio da torcido como incentivo para fechar forte – virou quase um segundo atrás para os últimos 50 metros e terminou 30 centésimos à frente com 2min07s21. O final foi mais forte que o da Olimpíada, em que ela ficou com a prata! Todo o pódio olímpico presente na semi, com a chinesa Jiao Liuyan (2min07s79) e a japonesa Natsumi Hoshi (2min07s59), além da campeã olímpica em 2008 Liu Zige (2min07s63). Para final, provavelmente será necessário nadar na casa dos 2min07s. Joanna Maranhão se classifica na 16ª posição com 2min11s14 e se mostra aliviada, após ter dito que ficou frustrada com os 200m medley e que não queria cometer o mesmo erro de passar fraco. "Ainda não foi o melhor, espero chegar lá na semifinal."

Joanna Maranhão (foto: Satiro Sodré)

200m medley masculino

Com dois brasileiros nas raias centrais nas séries fortes, a semifinal para os dois era mais do que esperado. E foi o que aconteceu. Nadando na mesma série de Kosuke Hagino, Henrique Rodrigues fez uma prova progressiva, passando em 9º no borboleta e já virando em 5º para o livre, com um bom parcial de peito, para fechar com 1min58s73. Na série seguinte, ao lado de Ryan Lochte, Thiago Pereira fez o inverso: começou forte (25s00 de borboleta) e manteve a liderança até a última virada. No livre, aliviou e fez 1min58s54. Thiago em 6º, Henrique em 7º, sem surpresas. Thiago disse que estava ansioso para nadar logo depois de ter visto quase toda a seleção já ter caído na água, e Henrique admitiu que administrou e que na semi irá abaixar. Primeiro tempo para Laszlo Cseh que forçou para 1min57s70, mas ainda tem gás para mais. O francês Jeremy Stravius, que vinha nadando bem a prova e também o Mundial, se empolgou, passou forte demais o borbo (24s39, meio segundo abaixo do recorde mundial), cansou e ficou de fora da semi em 17 com 2min00s00. Boa notícia para os brasileiros, mas a concorrência não deixa de ser forte, ainda mais que o americano Conor Dwyer está na prova e já mostrou que está bem e motivado após a prata nos 200m livre.

Por Daniel Takata

Thiago Pereira e Ryan Lochte (foto: Satiro Sodré)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel