Kaio Márcio perde recorde mundial nos 200m borboleta
No dia 10 de novembro de 2009, Kaio Márcio de Almeida fazia história. O nadador brasileiro vencia os 200m borboleta na etapa de Estolcomo da Copa do Mundo de piscina curta e quebrava o recorde mundial de sua principal prova. Na ocasião, Kaio venceu com o novo melhor tempo de todos os tempos: 1min49s11. A marca foi considerada espetacular na época, pois o brasileiro havia baixado em quase 1 segundo e meio o antigo recorde (que era do russo Nikolay Skvortsov, de 1min50s53). Na época, os nadadores ainda podiam usar os supermaiôs e o brasileiro utilizou um modelo da Jaked para conseguir o feito. Hoje, porém, esse tempo virou história.
O recorde do brasileiro caiu na primeira etapa do circuito da Copa do Mundo de 2013, em Eindhoven na Holanda. E o responsável pelo feito foi nada mais, nada menos que o atual campeão olímpico e mundial da distância: Chad Le Clos. Vindo de uma campanha espetacular no Mundial de Barcelona, onde ganhou os 100m e 200m borboleta, o sul-africano cravou hoje na final da prova o tempo de 1min49s04, sendo sete centésimos mais veloz que Kaio.
O sul-africano liderou a prova de ponta a ponta e esteve determinado a superar a marca de Kaio Márcio. Curiosamente, Le Clos só superou o tempo do brasileiro nos últimos 50 metros. Nos primeiros três terços da prova ele esteve sempre acima de seu objetivo, mas com fortíssimo spint final estabeleceu o novo recorde da distância. Com isso, o Brasil não tem mais recordistas mundiais na piscina curta, apenas na longa (Cesar Cielo é o atual recordista nos 50m e 100m livre).
A Copa do Mundo em Eindhoven segue até amanhã e no fim de semana o circuito chega a Berlim, na Alemanha. Hoje também tivemos outros dois recordes mundiais com a húngara Katinka Hoszzu nos 200m medley (2min03s20) e a holandesa Ranomi Kromowidjojo nos 50m livre (23s24) fazendo a festa da torcida local.
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.