A impressionante versatilidade de Thiago Pereira
Thiago Pereira adicionou ao seu vitorioso currículo uma medalha em uma nova prova: os 50m borboleta. Na final da prova, disputada hoje no Troféu José Finkel, o nadador levou a medalha de bronze. Ele só ficou atrás de Nicholas dos Santos e Guilherme Roth, velocistas e especialistas na distância. Thiago sempre foi especialista nas provas de medley, mas já nadou praticamente quase todas as distâncias da natação e sempre teve ótimos resultados, conquistando medalhas e batendo recordes.
A versatilidade de Thiago é impressionante. Ele domina há anos as provas de medley no Brasil e entre 2012 e 2013 conquistou as medalhas mais importantes de sua carreira nos Jogos Olímpicos de Londres e no Campeonato Mundial de Barcelona. Também detém o recorde sul-americano das provas dos 200m e 400m tanto na piscina longa, quanto na curta, além de ser o recordista nos 100m medley na curta (prova que só existe na piscina de 25 metros).
Nas provas de nado livre, Thiago é o recordista sul-americano nos 200m livre na piscina longa e integrou os revezamentos 4x200m livre recordistas. Ele também tem resultados expressivos nos 100m livre, inclusive compôs o time brasileiro que foi vice-campeão no Mundial de curta em Indianápolis-2004. Até nas águas abertas Thiago já se arriscou, disputando uma prova em uma lagoa no estado de Minas Gerais em 2008. Ele iria nadar a Travessia dos Fortes em 2009, mas uma lesão o tirou da prova.
O nado peito foi o primeiro estilo onde Thiago colecionou vitórias. Nos 100m sagrou-se campeão e recordista no Troféu Chico Piscina, tradicional evento para nadadores infantis e juvenis. Já nos 200m foi campeão pan-americano no Rio-2007 e recordista sul-americano. No nado costas Thiago também colecionou vitórias e medalhas. Ele é o atual bicampeão pan-americano nos 200m. E nos 100m, venceu muitas seletivas para poder disputar revezamentos medley pela seleção brasileira.
Agora ele esta focando seus treinamentos no nado borboleta. No Troféu Maria Lenk conseguiu o índice para disputar o Mundial deste ano nos 100m borboleta. Em Barcelona chegou até a semifinal e gostou do resultado, o que deve fazer o nadador priorizar também esta distância até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Poucos se lembram, mas em 2008 ele se arriscou nos 200m borboleta durante o Campeonato Sul-Americano Absoluto e terminou na sexta colocação.
Talvez o bronze nos 50m borboleta motive o grande campeão da natação brasileira a adicionar mais uma prova a seu programa. E quem sabe, mais medalhas.
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.