Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Minas Tênis Clube vence o Troféu José Finkel 2013

swimchannel

19/08/2013 00h18

Fez um forte frio na semana passada em São Paulo, cidade que sediou a 52ª edição do Troféu José Finkel. A piscina do Corinthians assistiu a um desfile de agasalhos e jaquetas, mas também viu o Minas Tênis Clube vencer a competição pela nona vez em sua história, a terceira conquista consecutiva. O clube mineiro dominou o Finkel do início ao fim e com 2593,5 pontos não teve dificuldades para confirmar o título. Dono da casa, o Corinthians terminou a competição com 1919,5 pontos na vice-liderança, seguido pelo Pinheiros com 1631,5 pontos.

Poliana Okimoto – Foto: Satiro Sodré

Apenas um recorde brasileiro foi registrado no Troféu José Finkel 2013. E a responsável foi Poliana Okimoto, logo na primeira etapa ao superar o histórico recorde nacional de Nayara Ribeiro nos 1500m livre (leia mais aqui). E a campeã mundial nos 10 km em Barcelona ainda triunfou nos 400m e 800m livre, dominando as provas de fundo. Etiene Medeiros, que também se destacou em Barcelona, saiu-se bem na fria semana do Finkel vencendo os 50m costas com o melhor índice técnico da competição.

Leonardo de Deus – Foto: Satiro Sodré

Na natação masculina apenas um recorde de campeonato foi estabelecido: por Nicolas Oliveira nos 200m livre e logo no primeiro dia de competição. O grande destaque individual do Finkel foi Leonardo de Deus, que venceu três provas (100m e 200m costas e os 200m borboleta) e terminou a competição como o nadador mais eficiente somando 125 pontos. Destaque também para os peitistas João Luiz Junior e Felipe Lima, que tiveram os melhores índices técnicos (ambos nos 50m peito), para o fundista Juan Pereyra que levou duas medalhas de ouro e uma de prata e para o velocista Nicholas dos Santos que venceu em suas especialidades, os 50m livre e os 50m borboleta.

Julia Sebastian – Foto: Satiro Sodré

Duas estrangeiras também foram destaques no Finkel. A argentina Julia Sebastian foi a nadadora mais eficiente com 141 pontos e ainda venceu as três provas de nado peito, batendo o recorde de campeonato nos 100m e 200m. Já a holandesa Frederike Heemskerk chegou a São Paulo em cima da hora, logo após competir nas duas primeiras etapas da Copa do Mundo da Fina em Eindhoven e Berlim. Femke, como é carinhosamente chamada, venceu os 100m livre (com recorde de campeonato) e os 200m medley.

Matheus Louro Neto – Foto: Satiro Sodré

Também vimos nesse Finkel muitas caras novas no pódio. Uma dessas novidades foi Matheus Loro Neto, que vibrou muito ao vencer os 200m peito, sua primeira medalha em um Campeonato Brasileiro absoluto. Dos nadadores que irão para o Mundial Júnior de Dubai, destaque para Natalia Luccas que venceu os 100m costas, Giovana Diamante que foi prata nos 200m borboleta e Bradonn Pierry que levou o bronze nos 400m medley, tornando-se o primeiro nadador juvenil desde Lucas Salatta em 2002 a subir ao pódio em um evento absoluto.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel