Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Mundial Júnior de Dubai promete chuva de recordes

swimchannel

23/08/2013 17h39

Começa na próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, a 4ª edição do Campeonato Mundial Júnior que será realizado no Emirado Árabe de Dubai. Como já citamos aqui anteriormente, a competição promete ser a mais forte de todos os tempos e o pré-balizamento divulgado pela organização só reforça esse pensamento. Afinal, em 27 das 34 provas individuais os melhores tempos balizados estão abaixo das marcas de campeonato. Será que veremos uma chuva de recordes em Dubai?

Se acontecer, não será nenhuma surpresa, pois isso é algo bem comum na história da competição. Na segunda edição, realizada em 2008 na cidade mexicana de Monterrey, apenas dois recordes não foram superados. Porém, vale lembrar que naquele ano os nadadores podiam usar trajes tecnológicos, que ajudaram nesse resultado. Na edição seguinte, na cidade peruana de Lima, os trajes tecnológicos já estavam banidos, mas mesmo assim outras 28 marcas de campeonato foram registradas.

Ruta Meilutyte

Este ano em Dubai o maior destaque será a lituana Ruta Meilutyte. Aos 16 anos de idade ela tem um currículo invejável: campeã mundial e olímpica dos 100m peito e recordista mundial dos 50m e 100m peito, além de títulos mundiais na curta e europeus júnior. Ruta também será a atleta mais visada pelas câmeras e com mais experiência internacional entre todos que caírem na água.

Entre os nomes que estão no balizamento divulgado pela organização do Mundial, podemos destacar o britânico James Guy, que esteve no Mundial de Barcelona e está balizado abaixo do recorde de campeonato nos 200m e 400m livre, o velocista russo Evgeny Sedov, que tem marcas melhores que os recordes dos 50m e 100m livre e a americana Rebecca Mann, que esteve em Barcelona e esta balizada mais de 8 segundos abaixo do recorde de campeonato nos 1500m livre, além de Meilutyte que está muito a frente de suas adversárias nos 50m e 100m peito.

Foto oficial da delegação brasileira – Foto: Satiro Sodré

O Brasil tem apenas seis nadadores balizados entre os oito melhores inscritos em suas respectivas provas, que teoricamente fazem deles candidatos a chegar as finais e disputar medalhas. Porém, este é um Campeonato Mundial Junior e nessas horas assistimos a muitas surpresas, ainda mais se tratando de jovens nadadores que estão buscando superar seus próprios limites e estar um dia disputando um Mundial absoluto ou uma Olimpíada.

Clique aqui para ver o pré-balizamento da competição.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel