Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Reta final da Copa do Mundo de águas abertas se aproxima

swimchannel

25/08/2013 17h39

Restam duas etapas para conhecermos os novos rei e rainha da Copa do Mundo de Águas Abertas da Fina. Assim como na piscina onde os nadadores precisam somar pontos para a definição de um campeão, o mesmo acontece nas águas abertas em etapas espalhadas pelo mundo e com premiação em dinheiro para os melhores colocados. Este ano já tivemos seis provas disputadas: Santos (BRA), Viedma (ARG), Eliat (ISR), Cozumel (MEX), Lac Saint-Jean (CAN) e Lac Megantic (CAN). E a definição do ranking 2013 será no continente asiático, com as duas últimas etapas da temporada: dia 29 de setembro em Shantou (China) e dia 5 de outubro em Hong Kong.

A vitória em cada etapa do circuito vale 20 pontos e todos os nadadores que completarem a distância de 10 km em cada evento somam 2 pontos. Os oito melhores colocados em cada prova recebem premiações em dinheiro, que variam de US$ 2.500 a US$ 400. Ao término de cada temporada os melhores ranqueados também levam um valor extra como forma de premiação.

Ana Marcela Cunha ainda tem chance de conquistar o título – Foto: Satiro Sodré

A americana Emily Brunemann ocupa a liderança e tem uma confortável vantagem de 20 pontos a frente das vice-líderes Ana Marcela Cunha e Martina Grimaldi. Brunemann venceu três etapas e caso vença a próxima prova ou amplie sua diferença, dificilmente perderá o título de rainha da temporada 2013. Vale lembrar que ao contrário de suas principais rivais, a americana não disputou o Mundial de Barcelona e pode nadar a etapa de Lac Megantic, que ocorreu durante as competições de águas abertas na Espanha.

Assim como no feminino, o líder do ranking masculino tem uma vantagem confortável. O alemão Thomas Lurz também está 20 pontos a frente de seu adversário mais próximo. O veterano nadador só não nadou a etapa de Lac Megantic, pois estava colecionando medalhas no Mundial de Barcelona. Lurz pontuou em todas as provas que nadou, exceção de Santos quando foi desclassificado. O francês Romain Beraud que venceu as duas primeiras etapas do circuito esta em segundo lugar, seguido pelo brasileiro Allan do Carmo.

Thomas Lurz lidera a corrida no masculino

Confira abaixo o top 5 do ranking feminino e masculino.

Classificação do feminino

1- Emily Brunemann (EUA) – 86 pontos

2- Ana Marcela Cunha (BRA) – 66 pontos

2- Martina Grimaldi (ITA) – 66 pontos

4- Christine Jennings (EUA) – 53 pontos

5- Eva Fabian (EUA) – 50 pontos

Classificação do masculino

1- Thomas Lurz (ALE) – 72 pontos

2- Romain Beraud (FRA) – 52 pontos

3- Allan do Carmo (BRA) – 48 pontos

4- Christian Reichert (ALE) – 44 pontos

5- Alexander Meyer (EUA) – 34 pontos

 Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel