Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Pedro Vieira e Mack Horton: grandes perspectivas

swimchannel

28/08/2013 17h59

Dois resultados do terceiro dia de finais do Mundial Junior, em Dubai, merecem uma atenção especial. O primeiro, por ser brasileiro. O segundo, por ser fora de série.

A medalha de prata conquistada por Pedro Vieira nos 100m borboleta é a primeira conquistada pelo país na competição. Com 53s17, brigou pelo ouro até o fim e só perdeu na chegada por 16 centésimos. O tempo seria suficiente para vencer a prova nas edições passadas da competição, com exceção de 2008, quando os três medalhistas nadaram para 52s.

Pedro tem 18 anos e seu tempo é bem distante do melhor tempo da história da idade, obtido por Michael Phelps no Mundial de 2003 com um básico 51s10. Mas Phelps é uma exceção. O tempo de Pedro é só um pouco aquém do que tinha Ian Crocker, ex-recordista mundial, aos 18 anos: 52s44. E é melhor do que tinha Chad Le Clos, o atual campeão mundial, na mesma idade: 53s21 em 2010.

Pedro Vieira e sua medalha de prata (foto: Satiro Sodré)

Dubai também viu hoje talvez o resultado mais espetacular da competição no masculino até aqui. O australiano Mack Horton já havia sido destaque com um belo tempo nos 400m livre, mas seu 7min45s67 nos 800m livre hoje, abaixando 10 segundos do recorde de campeonato e 11 de seu melhor, foi fantástico. O tempo lhe daria a quinta posição no Mundial de Barcelona. Também lhe coloca na 13ª posição no ranking de todos os tempos da prova.

Aos 17 anos, já é uma realidade. Ao mesmo tempo, é a maior aposta para a Austrália reviver seus dias de glória nas provas longas. Mas é difícil comparar seu tempo nos 800m de hoje com os obtidos pelas lendas Kieren Perkins e Grant Hackett na mesma idade, simplesmente porque na época o 800m livre não era frequentemente nadado. Por isso, esperemos os 1500m livre no último dia. Perkins tinha 14min50s58 e Hackett, 14min51s70 aos 17 anos. Pela evolução. Horton tem tudo para fazer um tempo similar e continuar alimentando a esperança dos australianos de voltar a dominar a prova no cenário mundial.

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel