Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

II Desafio Raia Rápida: análise dos 50m costas

swimchannel

04/09/2013 17h13

O II Desafio Piraquê Raia Rápida está confirmado para acontecer no dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Uma competição com formato feito sob medida para levantar espectadores e transmissão pela televisão, no ano passado foi um sucesso e reuniu muitos dos nadadores mais rápidos do mundo, em um duelo empolgante envolvendo equipes do Brasil, Estados Unidos, França e Austrália.

Na ocasião, a equipe americana venceu o desafio. Este ano, a briga promete ser acirrada. A competição contará com provas de 50m em cada estilo, mais um revezamento 4x50m medley. No final, será apontado o país campeão.

O formato das provas individuais é interessantíssimo e inspirado nas competições denomiadas Skins que ocorriam na Austrália. Em cada prova de 50 metros, quatro nadadores, um de cada país, competem. Após a primeira disputa, os três mais rápidos são selecionados para nadar novamente. Então, sobram os dois mais rápidos, em um duelo cabeça a cabeça, que apontará o vencedor, que receberá uma premiação em dinheiro. Ou seja, para vencer, o nadador precisa nadar três vezes, à toda velocidade.

A Swim Channel é consultora técnica do evento, e hoje começamos a analisar as equipes que virão ao Rio de Janeiro. Como no ano passado, muitos astros da natação mundial estarão presentes. E começaremos pela primeira prova individual da competição: os 50 metros costas.

Três equipes trazem os mesmos nadadores do ano passado. Pela equipe que defende o título, os Estados Unidos, competirá Adam Mania, veterano de 30 anos, que divide seus treinamentos com o trabalho de técnico, e é famoso por focar em qualidade em seus treinos – treina menos de 10 km por semana, e ainda assim continua competindo em nível mundial. Ele chegou a nadar a Olimpíada de 2004 representando a Polônia (seus pais são poloneses), mas desde 2006 representa os Estados Unidos. Este ano, tem como melhor tempo 25s13, no Campeonato Americano em junho.

Mania é o atual campeão, mas quem tem o melhor tempo entre os competidores é o brasileiro Daniel Orzechowski. Sexto colocado no Mundial de Barcelona, é um dos melhores nadadores da prova no mundo – com seu tempo de 24s44 de 2012, ele é nada menos do que o sexto nadador mais rápido da história da prova. Este ano, seu melhor é 24s67, das eliminatórias do Mundial de Barcelona. No ano passado, no duelo individual contra Mania no Raia Rápida, foi derrotado por um centésimo. E essa imprevisibilidade pode dar a tônica novamente este ano, pois há nadadores, como Orzechowski, que nadaram o Mundial, e outros, como Mania, que não, e por isso atravessam períodos diferentes de preparação.

Daniel Orzechowski e Adam Mania, na disputa do ano passado (foto: divulgação)

Outro que não disputou o Mundial é o australiano Daniel Arnamnart. Isso apesar dele ser um dos mais rápidos do mundo – seu melhor tempo este ano é 24s90, marca que lhe daria a sétima posição em Barcelona. Mas a Austrália optou por levar nadadores classificados somente em provas olímpicas, e como ele não obteve classificação nos 100m costas, não pode ir ao Mundial. No entanto, ele é nadador olímpico, e chegou à semifinal dos 100m na Olimpíada de Londres.

A França traz o único nadador que não disputou os 50m costas no ano passado. E ele é uma surpresa: Florent Manaudou, sim, o campeão olímpico dos 50m livre. Primeiro, o francês se destacava nos 50m borboleta (foi finalista no Mundial de Xangai, em 2011). Depois, surpreendeu o mundo ao derrotar favoritos como Cesar Cielo e vencer os 50m livre na Olimpíada de Londres. A partir de então, cheio de confiança, passou a nadar bem tudo que arriscou, incluindo 100m livre, 50m peito e 50m costas. Nesta última, fez 24s95 em uma competição na França em fevereiro, isso sem estar totalmente preparado, e mesmo assim a marca lhe daria uma final em Barcelona.

Florent Manaudou: no ano passado, nadou livre. Este ano, é a arma secreta da França no costas (foto: divulgação)

Como se vê, quatro dos mais rápidos nadadores do mundo têm presença garantida no fim do mês, no Rio de Janeiro. E isso que estamos apenas no nado de costas.

Ficam algumas perguntas. Uma delas: se Florent Manaudou, o campeão olímpico dos 50m livre, irá nadar costas pela França, quem irá nadar o livre? Seria Fred Bousquet? Ou algum dos outros excelentes velocistas franceses?

E a pergunta que não quer calar: quem é o favorito? Daniel Orzechowski tem o melhor tempo, mas a concorrência será fortíssima. Qual é sua opinião?

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel