Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Que músicas os nadadores escutam?

swimchannel

22/09/2013 05h00

O Mundial de Barcelona de 2003 foi a primeira competição em que Michael Phelps demonstrou seu verdadeiro potencial, com cinco recordes mundiais e seis medalhas. Mas, além disso, também chamou a atenção seus nada discretos fone de ouvidos, com os quais aparecia antes de cada prova.

Durante a competição, ao ser perguntado que música escutava para se motivar, respondeu: "escuto uma música do Eminem que não sei o nome. Está dando certo, então continuarei escutando." O italiano Massi Rosolino, então campeão olímpico dos 200m medley, ao saber disso, declarou: "a próxima coisa que preciso fazer é comprar esse CD do Eminem!"

No esporte, e especificamente na natação, a música desempenha um papel fundamental. Para alguns, de maneira direta, como Phelps. Cesar Cielo, por exemplo, já declarou que escutar música logo antes das provas atrapalha sua concentração, mas que determinadas canções o ajudam a entrar no clima ao longo das competições. O treinador francês Fabrice Pellerin é famoso por utilizar treinos musicais, fazendo com que seus atletas utilizem MP3 players à prova d'água para nadar no ritmo de determinadas músicas durante alguns treinamentos. Isso ajudou seus pupilos Camille Muffat e Yannick Agnel a conquistarem medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado.

Queen no Rock In Rio 1985, ano em que Michael Phelps nasceu (foto: divulgação)

Michael Phelps hoje está aposentado. Mas, em 1985, ano que nasceu, também nasceu um dos maiores festivais musicas do mundo, o Rock In Rio. E, ao contrário do nadador, o Rock In Rio continua com força total, e neste momento está realizando sua quinta edição em solo carioca (já houve outras edições em Madri e Lisboa). Aproveitando o clima musical, pesquisamos e descobrimos algumas músicas, artistas e estilos musicais que mais agradam alguns dos melhores nadadores do mundo, a começar pelos brasileiros (clique nos links para ouvir as músicas):

Cesar Cielo: amigos membros do grupo de musica eletrônica Spyzer desde antes que esta ficou famosa, o conjunto já fez uma música para Cielo chamada 20s91, o tempo do recorde mundial dos 50m livre. Já entrou na lista das preferidas do nadador, que também destaca a canção I Feel So Free.

Poliana Okimoto (campeã mundial dos 10 km): "Meu gosto é eclético, mas as preferidas são: Better Man (Pearl Jam), Here With Me (The Killers), Look After You (The Fray), You Could Be Happy (Snow Patrow)".

Ana Marcela Cunha (vice-campeã mundial dos 10 km): "Curto demais Dias de Luta Dias de Glória do Charlie Brown Jr."

Michael Phelps (Estados Unidos, 22 medalhas olímpicas): Till I Colapse (Eminem).

Natalie Coughlin (Estados Unidos, 12 medalhas olímpicas): It's Tricky (Run DMC).

Ryan Lochte (Estados Unidos, 10 medalhas olímpicas): "Lil Wayne é meu artista preferido. A canção favorita é Sky's The Limit. Faz me sentir muito bem."

Missy Franklin (Estados Unidos, cinco medalhas na Olimpíada de Londres): "Para me exercitar, gosto muito de ouvir Jason Derulo e Rihanna. Para relaxar, gosto de Jack Johnson e Justin Bieber."

Markus Rogan (vice-campeão olímpico dos 100m e 200m costas em Atenas-2004): I'm A Slave 4 You (Britney Spears).

Laszlo Cseh (Hungria, cinco medalhas olímpicas): Take a Look Around (Limp Bizkit).

Liu Zuge (China, atual campeã mundial dos 200m borboleta): "amo ouvir músicas ao piano."

Femke Heemskerk (Holanda, campeã olímpica e mundial no revezamento 4x100m livre): "Clocks (Coldplay) está no topo da lista. Música é muito importante para mim. Meu iTunes é muito variado, indo de dance music até Yann Tiersen, que é mais clássico ao piano. Depende de como estou me sentindo – ou como quero me sentir."

Camille Muffat (França, campeã olímpica dos 400m livre): Cult Of Personality (Living Colour).

Fred Bousquet (França, ex-recordista mundial, bronze nos 50m borboleta no Mundial de Barcelona): Lune, Lune (Julien Clerc).

Fabien Gilot (França, campeã olímpico e mundial em revezamentos): "Todas as canções do Bob Marley."

Como nadador, Sun Yang também é muito bom cantor

Para finalizar, sabia que o chinês Sun Yang, além de ser o melhor fundista do mundo, também tem talento musical? Na cerimônia de abertura da Universíade de 2011, em Shenzhen, na China, ele apareceu no final da festa cantando uma canção ao lado de uma cantora chinesa. Confira no vídeo abaixo. Ao clicar em play, você irá direto para o momento em que ele aparece (se não for, mova o cursor até cerca de 2h41min20s de vídeo).

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel