Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Recorde mundial no Raia Rápida?

swimchannel

27/09/2013 05h00

A princípio, a possibilidade de presenciarmos recordes mundiais no Desafio Piraquê Raia Rápida, no domingo, na piscina do Botafogo, existe. Por exemplo, o australiano Christian Sprenger ficou bem perto da marca mundial no Mundial de Barcelona nos 50m peito, com 26s78 (o recorde é 26s67).

Mas sejamos realistas. A possibilidade é bem pequena. Os nadadores não se encontram no topo da forma como estavam em Barcelona. Alguns tempos expressivos podem ser observados, afinal não é todo dia que gente como Sprenger, Florent Manaudou, Fred Bousquet, Matt Targett, Eugene Godsoe, Josh Schneider, Nicholas Santos e outros se desafiam. Mas presenciar algum recorde mundial será muito difícil.

Fred Bousquet (foto: Thierry Zoccolan/AFP)

No entanto, existe uma grande chance do melhor tempo da história do revezamento 4x50m medley ser estabelecido. Com nadadores tão velozes, é quase certo que isso vá acontecer.

Isso não quer dizer que haverá um recorde mundial da prova. Simplesmente porque a prova não é oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Natação. Justamente por isso, ela não é tão frequentemente nadada nas competições ao redor do mundo. E jamais tantos grandes nadadores competiram juntos a prova, como irá acontecer este fim-de-semana no Rio de Janeiro.

Conseguimos as dez melhores marcas da prova em todos os tempos. A maioria foi registrada por clubes. A lista segue abaixo:

TOP 10 ALL-TIME: 4X50M MEDLEY MASCULINO (PISCINA DE 50 METROS)
1  1min38s81 AUS Green, AUS          2010
2  1min39s35 Tucson Ford-AZ, USA     2010
3  1min39s41 AUS Gold, AUS           2010
4  1min39s79 CN Alcorcon, ESP        2009
5  1min39s89 AIS, AUS                2013
6  1min39s99 Alemanha                2011
7  1min40s01 Japão                   2006
8  1min40s03 Aqtcs A-ST, USA         2010
9  1min40s34 Team Lombardia, ITA     2009
10 1min40s45 North Bay Aqtcs-PC, USA 2010

Conforme a análise que fizemos há alguns dias, os tempos teóricos de todas as quatro equipes, somando as marcas individuais dos nadadores, resultariam em tempos mais rápidos que 1min38s81, a melhor marca da história. Em alguns casos, como do Brasil e da Austrália, os tempos chegam a ser mais de dois segundos mais rápidos. Sabemos que dificilmente os nadadores igualarão suas melhores marcas por estarem em início de temporada, mas quase certamente não piorarão mais de dois segundos quando se juntarem em um revezamento.

Uma curiosidade: quando essa equipe australiana fez 1min38s81 em 2010, um dos integrantes era Christian Sprenger, que defenderá seu país agora na piscina do Botafogo.

Na realidade, no Desafio Raia Rápida do ano passado, a equipe americana, que tinha a mesma formação da que competirá domingo, completou o 4x50m medley em 1min38s07, e a Australiana em 1min38s58 – ou seja, os dois melhores tempos da história. Só não entram no ranking porque não havia um árbitro da FINA na competição do ano passado, e isso é necessário para uma marca ser validada em termos internacionais.

Na edição deste ano, haverá árbitro da FINA e todo o necessário para um recorde ser estabelecido. Ou seja, se alguma equipe nadar melhor que 1min38s81, será reconhecida como a mais rápida da história. Como se vê, a chance é grande de um time conseguir esse feito. Ou até mesmo dos quatro times fazerem as quatro melhores marcas de todos os tempos.

Por Daniel Takata

As equipes americana e australiana no Maracanã, no jogo Flamengo x Botafogo na quarta-feira. No domingo, o clima vai ferver e a disputa promete grandes tempos no revezamento (foto: divulgação)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel