Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Israelenses nadam 380 km por recorde mundial!

swimchannel

17/10/2013 16h00

Você achou que travessia de Diana Nyad no Estreito da Flórida de 177 km era coisa de louco não é verdade? Então saiba que um grupo de seis israelenses pretende entrar para a história ao quebrar o recorde do Guinness Book nadando do Chipre até Israel! São nada mais, nada menos do que 380 km! Os nadadores pretendem nadar durante seis dias, superando o recorde de travessia em águas abertas em equipe que pertence a um revezamento americano que nadou 366 km numa travessia entre as cidades de Santa Barbara a Santa Mônica, na Califórnia, em agosto.

O grupo começou sua aventura na capital do Chipre, Limasol, na última segunda-feira, dia 14. O ponto de chegada será a cidade israelense de Herzliya. O líder deste revezamento é o soldado aposentado Udi Arel, de 65 anos, que pretendia fazer o percurso sozinho. Porém, a chance de bater o recorde fez com que ele se juntasse a outros nadadores que só pensam em um objetivo: nadar mais do que a equipe americana. "Um deles me disse que nunca esteve tão perto de um recorde mundial, e isso é um argumento que você não pode ignorar", disse Arel a mídia israelense antes de começar a travessia.

A equipe israelense que atravessa o Mar Mediterrâneo – Foto: Facebook

A equipe que no momento desbrava o Mar Mediterrâneo é bem experiente. O mais jovem deles tem 40 anos de idade e todos já disputaram competições importantes como o Iron Man de trialto, ultramaratonas de corrida e diversas travessias em águas abertas de longa distância. A equipe é composta por Udi Arel, Uri Sela, Doron Amosi, Ben Anosh, Luke Shetbon e Oded Rahav. A tática para suportar este desgastante desafio será revezar os atletas a cada 5 km nadados. Um grupo de apoio seguirá a equipe num barco e monitorará todos os detalhes, de rotação de braçadas por minuto até quantas calorias cada nadador irá ingerir ao longo da campanha.

Um dos objetivos do grupo é chamar a atenção e ajudar a trazer investimentos para a natação israelense e projetos sociais com foco no esporte. "Isso pode nos ajudar a treinar cerca de 200 crianças e dar-lhes tudo, já que a maioria deles não tem dinheiro para comprar um maiô ou óculos. Nós gostaríamos de mostrar que tudo é possível e ensiná-los de que não se deve desistir", diz Sela, responsável por traçar a rota entre os dois países.

No momento o grupo está se aproximando da costa israelense. É possível acompanhar atualizações através do Facebook Oficial da travessia, clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel