Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Os melhores do ano pela FINA (e pela Swim Channel)

swimchannel

21/10/2013 12h18

A revista Swimming World possui o mais antigo e tradicional prêmio distribuído aos principais nadadores do mundo. Desde 1964, a cada temporada, um painel selecionado pela revista escolhe os principais nadadores do mundo, assim com das principais regiões (Américas, Pacífico, Europa e África).

É um prêmio que não diz respeito em nada à FINA (Federação Internacional de Natação). Mas como nos últimos tempos as principais federações dos esportes passaram a selecionar seus melhores atletas, a FINA também resolveu entrar nessa, e desde 2010 escolhe os principais atletas de seis disciplinas aquáticas (natação, águas abertas, nado sincronizado, pólo aquático, saltos ornamentais e a novidade high diving).

Em tempo: a FIFA, Federação Internacional de Futebol, começou a premiar seus melhores atletas em 1991. Em 2010, juntou sua premiação à realizada pela revista France Football, que tinha uma premiação mais tradicional desde 1956. Não será surpresa se em breve FINA e Swimming World realizarem uma parceria similar.

Membros do Bureau da FINA, membros de federações e comitês, imprensa especializada e técnicos selecionados fazem parte do painel de votação da FINA todos os anos. E a Swim Channel tem a honra de possuir um voto nessa concorrida eleição.

Já recebemos o formulário para votação, e nossa participação esse ano será ainda mais especial. Isso porque três brasileiros concorrem aos prêmios, com grandes chances de pelo menos uma vitória.

Na categoria natação masculina, Cesar Cielo, por suas duas vitórias no Mundial de Barcelona, é um dos fortes concorrentes. Não se pode negar que o favorito é o chinês Sun Yang, que conquistou três vitórias individuais na Espanha. Mas a vitória do brasileiro não seria surpresa. A tendência é que Yang leve o prêmio, com Cielo em segundo. Os outros concorrentes são o sul-africano Chad le Clos, o americano Ryan Lochte e o austrliano James Magnussen.

Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, após a inédita dobradinha nos 10 km no Mundial de Barcelona (foto: Daniel Takata)

Na categoria feminina de águas abertas, o Brasil tem duas das cinco indicadas: Poliana Okimoto, três medalhas em Barcelona (ouro nos 10 km, prata nos 5 km e bronze na prova de equipes) e Ana Marcela Cunha, duas medalhas na Espanha (prata nos 10 km e bronze nos 5 km) e terceira colocada na Copa do Mundo. Aqui, não deve haver muita discussão: Poliana foi absoluta em 2013. Sua performance no Mundial foi irrepreensível, e continuou impressionando depois, com vitórias incontestáveis nas duas últimas etapas da Copa do Mundo. Lembrando que é nessa categoria que o Brasil tem seu único prêmio entre os melhores da FINA: Ana Marcela foi a campeã em 2010. Este ano, as outras concorrentes são a americana Haley Anderson, a italiana Martina Grimaldi e a alemã Angela Maurer.

Nas outras categorias da natação, os postulantes aos títulos de melhores da temporada são:

Natação feminina: Cate Campbell (AUS), Yulia Efimova (RUS), Missy Franklin (EUA), Katinka Hosszu (HUN), Katie Ledecky (EUA) e Ruta Meilutyte (LIT).

Águas abertas masculino: Damian Blaum (ARG), Spyridon Gianniotis (GRE), Thomas Lurz (ALE), Oussama Mellouli (TUN) e Christian Reichert (ALE).

Quais são seus palpites?

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel