Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Muitos eventos para a natação em 2014!

swimchannel

01/11/2013 14h11

Muita gente pode considerar o ano que vem como "morto". Não teremos edições dos Jogos Olímpicos e nem de Campeonatos Mundiais de piscina longa. Haverá apenas em dezembro o Campeonato Mundial de piscina curta em Doha (Qatar), competição de menor porte e que conta com apenas alguns nomes da elite mundial. Mas 2014 não será um ano morto ou sabático. Haverá muitas competições internacionais e continentais que vão movimentar o mundo aquático.

Adrian vs Cielo, um provável duelo no Pan-Pacífico - Foto: Satiro Sodré

Adrian vs Cielo, um provável duelo no Pan-Pacífico – Foto: Satiro Sodré

O Pan-Pacífico tem tudo para ser "o evento" da temporada, afinal será disputado na piscina longa e contará com as principais equipes de Estados Unidos, Japão, Canadá, Nova Zelândia, Brasil e dos anfitriões australianos. O evento vai ocorrer em Queensland no mês de agosto, época onde normalmente são disputados os Mundiais e Olimpíadas e ideal para os atletas, pois a maioria já estará no ápice da forma física após o período de férias e descanso do começo do ano. Sem dúvida será a maior competição do ano, afinal teremos na água estrelas como Missy Franklin, Cesar Cielo, Kosuke Hagino, James Magnussen, entre outros.

Outra tradicional competição intercontinental são os Jogos da Comunidade Britânica, o Commonweath Games, disputados de quatro em quatro anos desde 1930. A cidade escocesa de Glasgow será a sede durante os dias 23 de julho e 3 de agosto. A competição será de grande importância para australianos e canadenses que em seguida disputam o Pan-Pacífico, e também para os ingleses que tiveram uma participação abaixo do esperado no Mundial de Barcelona.

Ruta Meilutyte vai atrás da única medalha que lhe falta - Foto: Michael Sohn/Associated Press

Ruta Meilutyte vai atrás da única medalha que lhe falta – Foto: Michael Sohn/Associated Press

Entre as competições continentais o maior evento será o Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos. A cidade alemã de Berlin terá a honra de sediar pela segunda vez a competição que vai reunir centenas de nadadores em agosto, mesma época do Pan-Pacífico. Será curioso, pois veremos a elite da natação mundial competindo em dois locais e eventos diferentes, mas quase simultaneamente. Nomes como Florent Manaudou, Katinka Hosszu, Daniel Gyurta, Mireia Belomonte e Ruta Meilutyte estarão em ação na Alemanha se preparando para os Jogos do Rio-2016.

Também será disputado em 2014 os Jogos Asiáticos, marcados para os dias 19 de setembro a 4 de outubro. A sede será Incheon, na Coreia do Sul, e espera-se um grande duelo entre China e Japão, que vêm se destacando na natação internacional nos últimos anos. Porém, Tae Hwan Park nadará em casa e tentará repetir sua campanha na edição de 2006 quando ganhou seis medalhas de ouro e foi eleito o melhor do evento.

Park e Sun Yang se encontrarão nos Jogos da Ásia - Foto: China Daily

Park e Sun Yang se encontrarão nos Jogos da Ásia – Foto: China Daily

Os Jogos da América Central e Caribe serão disputados na cidade mexicana de Veracruz na segunda quinzena de novembro, com destaque para os velocistas George Bovell de Trininad Tobago e Hansen Garcia de Cuba. Em abril teremos a disputa do Campeonato Africano de Natação na capital de Uganda, Campala. É esperada a presença de estrelas como os sul-africanos Chad Le Clos e Cameron van der Burgh e do tunisiano Oussama Mellouli.

Aqui no nosso continente teremos mais uma edição do Campeonato Sul-Americano, em Santiago (Chile). O Brasil é naturalmente o grande favorito e os nadadores do país deverão usar o evento como um aquecimento para o Pan-Pacífico. Como podemos ver, a natação não se resume apenas a Olimpíada ou Mundial.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel