Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um ano de prêmios para Poliana Okimoto

swimchannel

10/11/2013 11h03

O ano de 2013 será inesquecível para Poliana Okimoto. Após o abandono na prova olímpica de águas abertas em Londres-2012, a nadadora deu a volta por cima e deixou seus fantasmas para trás. Poliana teve um ano perfeito após tudo que passou pós-Jogos de Londres. Ganhou três medalhas de no Mundial de Barcelona, uma da cada cor, e ainda venceu as duas últimas etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas da Fina, além de bater o recorde sul-americano nos 1500m livre que já vigorava há mais de uma década. E como em qualquer esporte, títulos e medalhas rendem no fim da temporada prêmios. Muitos prêmios.

O primeiro deles já veio. Poliana foi eleita a melhor nadadora de águas abertas de 2013 pela conceituada revista americana Swimming World. O feito lhe rendeu até uma carta de congratulações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), assinada pelo presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman. Foi a primeira vez que uma nadadora do continente americano recebeu tal prêmio da Swimming World, mostrando que de fato ninguém foi melhor do que Poliana nesta temporada.

FINA MUNDIAL BARCELONA/Maratonas Aquaticas

Poliana Okimoto teve um ano perfeito – Foto de Satiro Sodré

A nadadora concorre a outras premiações e também é a favorita para vencê-los. Uma dessas premiações é a mais importante dos esportes aquáticos: o Prêmio Fina de melhor do mundo, entregue pela Federação Internacional de Natação, maior autoridade da modalidade e similar a Bola de Ouro da Fifa ao melhor jogador do ano. É prêmio máximo que esportista de esportes aquáticos pode vencer e ela é a favorita. Poliana também disputa o Prêmio WOWSA, do site Open Water Swimming, um dos mais tradicionais do planeta, deve ser uma das três finalistas do Prêmio Brasil Olímpico, do COB, e deve vencer também o Troféu Best Swimming 2013, entregue pelo site especializado Best Swimming.

Em conversa com a nossa equipe Poliana disse que jamais esperava ter um ano tão perfeito e que os prêmios são a consagração de tudo que fez. "No começo do ano colocamos como objetivo vencer uma prova, ganhar uma medalha ou bater um recorde. Nunca pensei em ganhar prêmios internacionais. Mas receber e ser indicada para tantas premiações só me deixa mais motivada e feliz de entrar na água e melhorar cada vez mais".

Como diz o velho ditado popular "você colhe o que plantou", Poliana está agora colhendo todos os frutos da árvore do sucesso.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel