Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Dois recordes mundiais em um mesmo dia. Quem já?

swimchannel

13/11/2013 05h00

Conseguir feitos extraordinários, que ficarão marcados para a eternidade, não é para todos. Na natação, não é qualquer nadador que pode se vangloriar de um dia ter sido o mais rápido da história de sua prova. Sim, são os recordistas mundiais.

Certa vez, Djan Madruga disse à SWIM CHANNEL que nenhum atleta gosta de ter seu recorde quebrado. No entanto, somente o fato de um dia ter sido o recordista já eterniza seu nome.

Se conseguir um recorde é difícil, imagine conseguir vários. Isso é privilégio de fenômenos. Mas já pararam para pensar naqueles que conseguem bater mais de um recorde mundial individual… em um mesmo dia?

Isso aconteceu poucas vezes na história. Talvez vocês puxem pela memória um ou outro caso. Abaixo, as ocasiões mais marcantes em que esses feitos foram alcançados em piscina de 50m.

Feminino

Na história da natação, somente 17 mulheres, desde 1957 (quando a FINA decidiu que só reconheceria recordes mundiais em piscina de 50 metros – antes disso, vários tipos de piscinas eram reconhecidas, inclusive jardas), conseguiram dois recordes mundiais individuais em um mesmo dia. A última vez que isso aconteceu faz quatro anos. No dia 7 de agosto de 2009, a americana Jessica Hardy superou os recordes dos 50m e 100m peito no mesmo dia. Na realidade, ela o fez na mesma prova: o recorde dos 50m foi obtido na passagem da prova de 100 metros.

Em provas diferentes, no dia 19 de abril de 2009, a holandesa Marleen Veldhuis, na Amsterdan Cup, melhorou as marcas dos 50m livre e 50m borboleta.

Eram tempos de trajes tecnológicos e recordes caíam numa frequência impressionante. Antes disso, a também holandesa Inge de Bruijn conseguiu dois recordes exatamente nas mesmas provas de Veldhuis, no dia 26 de maio de 2000.

A situação mais típica, no entanto, ocorre com mulheres conseguindo dois recordes no mesmo dia na mesma prova, superando um recorde na eliminatória e outro na final. Foi o caso da sul-africana Penelope Heyns, com dois recordes em um dia, nos 200m peito, e mais dois no dia seguinte, nos 100m peito, em 1999.

Penny Heyns (foto: divulgação)

Penelope Heyns (foto: divulgação)

Outra situação ocorre com nadadoras superando recordes mundiais na prova dos 1500m, e também dos 800m na passagem. A lendária americana Debbie Meyer fez isso em 1967, assim como sua compatriota Patty Caretto, em 1964.

A australiana Lorraine Crapp, lenda da natação, conseguiu o feito de superar recordes em provas diferentes no mesmo dia, em duas ocasiões distintas. No dia 25 de agosto de 1956, bateu o recorde mundial dos 200m e 400m livre. E em 20 de outubro do mesmo ano, conseguiu o feito nos 100m e 400m livre.

Mas talvez o feito mais notável de todos tenha sido o obtido pela alemã-oriental Kornelia Ender. Com a exceção de Veldhuis e de Bruijn, ela é a única a conseguir dois recordes mundiais no mesmo dia em estilos diferentes. Mas as holandesas conseguiram nos 50m borboleta e livre, provas muito relacionadas. Ender o fez nos 100m borboleta e 200m livre, provas extremamente desgastantes, e de forma espetacular: na Olimpíada de 1976, com 27 minutos de intervalo entre elas. Naquela competição, ela se tornou a primeira nadadora, no feminino, a conquistar quatro ouros em uma Olimpíada.

Masculino

Entre homens, 24 nadadores, desde 1957, conseguiram dois recordes mundiais individuais em um mesmo dia.

Na época em que o 800m livre não constava no programa de Mundiais (antes de 2011), a prova era disputada muito menos frequentemente que hoje em dia. Por isso, recordes em passagens dos 1500m livre não eram incomuns. O último a fazê-lo em nível mundial foi o australiano Kieren Perkins, nos Jogos da Comunidade Britânica de 1994, no qual superou o recorde de ambas as provas ao vencer os 1500m livre. Além dele, outros quatro nadadores obtiveram o feito anteriormente.

Kieren Perkins (Simon Bruty/Allsport/Getty Images)

Kieren Perkins (Simon Bruty/Allsport/Getty Images)

Também alguns nadadores bateram dois recordes no mesmo dia, sendo um na eliminatória e outro na final. David Berkoff, dos Estados Unidos, foi o último a conseguir esse feito, nos 100m costas na seletiva olímpica americana de 1988. O único a conseguir duas vezes, no entanto, é Mark Spitz. Na seletiva olímpica para a Olimpíada de 1972, bateu duas vezes o recorde dos 200m borboleta. E dois dias depois, dois recordes nos 100m borboleta.

Dois nadadores merecem destaque por terem conseguido recordes no mesmo dia em duas provas diferentes: o japonês Tsuyoshi Yamanaka, que obteve os recordes dos 200m e 400m livre no dia 26 de julho de 1959, e o americano Chet Jastremski, recordista dos 100m e 200m peito em 28 de julho de 1961.

Mas, a exemplo do feminino, somente um homem conseguiu dois recordes mundiais em estilos diferentes no mesmo dia. Só poderia ser ele: Michael Phelps. No Mundial de Barcelona, em 2003, superou o recorde mundial dos 100m borboleta, na semifinal da prova, no dia 25 de julho. Menos de uma hora depois, na final dos 200m medley, pulverizou mais uma marca. Aquela foi a primeira competição na qual ele mostrou seu verdadeiro potencial, com cinco recordes mundiais e seis medalhas.

Ficamos agora no aguardo da primeira pessoa que conseguir superar três recordes mundiais em um dia. Será?

Por Daniel Takata

Michael Phelps (foto: divulgação)

Michael Phelps (foto: divulgação)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel