Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Sun Yang: uma criança no corpo de um campeão

swimchannel

19/11/2013 12h03

Em janeiro de 2009, uma foto comprometedora começou a circular na internet. Não havia muitas dúvidas: era Michael Phelps em uma festa, fumando maconha através de um bong.

As consequências foram muitas, como uma suspensão simbólica de três meses da US Swimming e perda de patrocinadores. Ele não foi prejudicado em quase nenhuma premiação como melhor atleta de 2008, pois a maioria já havia acontecido. Eu disse quase nenhuma.

O Laureus, a mais prestigiosa premiação que reúne atletas de diferentes modalidades, normalmente é organizado em março. À época do escândalo, o painel de votação escolhia seus indicados. Phelps era o favorito. Mas o episódio do bong pesou, e ele viu o troféu escapar para as mãos de Usain Bolt. E, por isso, a natação batalha até hoje para vencer o prêmio de melhor atleta no Laureus.

Por causa do episódio, Phelps também perdeu o prêmio de melhor nadador de 2009 da revista Swimming World para Ryan Lochte, apesar de na época ser quase unânime que ele teve um ano melhor que seu compatriota, com mais vitórias e recordes no Mundial de Barcelona e outras competições. O que um escândalo não faz…

Por que estamos relembrando isso? Porque há alguns dias tivemos um caso de proporções semelhantes, ao menos no mundo da natação.

O chinês Sun Yang, fantástico fundista, para muitos o melhor nadador do mundo da atualidade, envolveu-se em um acidente automobilístico, felizmente sem gravidade. O grave foi descobrirem que ele não tinha carteira de motorista. E que nunca havia tido uma.

Infração grave, pagou multa e foi até preso por uma semana, em um caso de repercussão internacional. Foi suspenso de treinamentos e competições por seu clube, que disse que a decisão já estava tomada antes mesmo do acidente pois Yang havia sumido nos últimos tempos dos treinamentos sem dar satisfações.

No início do ano, envolveu-se em outra polêmica quando também sumiu dos treinos e desentendeu-se com seu treinador de longa data Zhu Zhigen, ocasião em que também recebeu uma punição de seu clube. Rolou até um pedido de desculpas meio forçado para restabelecer a relação, que não retornou 100% pois Yang passou mais tempo treinando com outros técnicos do que com Zhu.

Como uma coisa puxa outra, hoje Craig Lord, do SwimVortex.com, noticiou que um nadador da equipe chinesa acusou Yang de ser arrogante e desprezar os colegas. De acordo com o atleta, "até 2010 ele era um cara legal, um cara próximo da gente. Depois que venceu o Mundial e a Olimpíada, virou uma pessoa arrogante e não anda mais com os colegas." Fiquem no aguardo de mais capítulos dessa novela.

Sun Yang: altos na piscina, baixos fora dela (foto: Manu Fernandez/AP)

Sun Yang: altos na piscina, baixos fora dela (foto: Manu Fernandez/AP)

A imagem de Sun Yang está manchada. O homem com potencial de se tornar o maior fundista da história se vê com problemas fora da piscina que podem arruinar uma carreira. Ele foi o único nadador a conquistar três medalhas de ouro na natação masculina no Mundial de Barcelona. Foi escolhido o melhor nadador da competição. Também nadou bem os Jogos Asiáticos.

Mas é notório que não treinou tanto quanto para a Olimpíada de 2012. Bateu o recorde asiático dos 200m livre este ano, mas provavelmente por ter aproveitado a base que adquiriu até o ano passado, com algum trabalho de explosão e força em treinos mais curtos. Nas provas mais longas, não chegou perto de seu melhores tempos. Como é muito superior aos adversários, não teve dificuldades para vencer suas provas no Mundial.

No entanto, se continuar sumindo dos treinos, como fez após a Olimpíada (voltou a treinar somente em março deste ano) e os Jogos Asiáticos (está até hoje sem nadar), logo todo esse preparo vai embora. O talento é fundamental para um campeão, mas sem dedicação não há talento que segure.

Comparando com o caso Phelps de 2009, Sun Yang é um dos favoritos para ser escolhido o melhor nadador do ano, nas tradicionais escolhas da revista Swimming World, da FINA e do Troféu Best Swimming. Tem rivais de peso, como o brasileiro Cesar Cielo e o sul-africano Chad le Clos. Muitos eleitores podem ter tido dúvidas na hora da votação, pois os três nadadores tiveram um grande ano nas piscinas. Nessa hora, as pisadas na bola do chinês pesam contra ele. Por isso, não será surpresa se o maior vencedor da maior competição do ano saia de mãos abanando neste fim de ano.

Seus atos parecem demonstrar uma personalidade infantil, de alguém que não sabe lidar com a fama, que acha que têm direitos que os outros não têm apenas por causa de suas conquistas. Após o Mundial de Barcelona, Zhu Zhigen, seu treinador, disse que "Sun ainda é uma criança e precisa de tempo para crescer." Aos 22 anos e consagrado, já está na hora de Sun Yang se dar conta de sua grandeza. E também da dimensão de seus vacilos, se quiser continuar fazendo história.

Por Daniel Takata

Veremos essa cena se repetir?

Veremos essa cena se repetir?

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel