Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Será Ruta Meilutyte capaz de brilhar nos 200m peito?

swimchannel

26/11/2013 12h55

Pouca gente sabe, mas nesse exato momento a lituana Ruta Meilutyte, atual campeã olímpica e recordista mundial dos 100m peito e uma das maiores estrelas da natação, está em um avião vindo para o Brasil. Seu destino, para ser mais preciso, é a capital federal Brasília.

É lá que ocorrerá a 15ª edição da Gymnasíade, a versão escolar da Universíade – ou seja, um campeonato mundial escolar. A natação terá início na sexta-feira, dia 29. Para maiores detalhes do evento, como esportes, participantes e programação, veja na Best Swimming.

Ruta Meilutyte, do alto de seus 16 anos, vem competindo (e ganhando) tudo que é possível, seja em nível absoluto ou em sua faixa etária. Por isso, não deixou passar a oportunidade de estar presente no evento. Apesar de lituana, ela representará a Inglaterra na Gymnasíade, pois os atletas defendem os países em que estudam. Ela é matriculada no Plymouth College, um dos mais tradicionais colégios ingleses.

Além do óbvio atrativo que é ver em águas brasileiras uma nadadora desse calibre nos 50m e 100m peito, provas nas quais é recordista mundial, há outro motivo para ficarmos atentos às suas performances: ela irá nadar os 200m peito. Será a primeira vez que competirá a prova em um campeonato internacional em piscina longa.

Ruta Meilutyte (foto: The Associated Press)

Ruta Meilutyte (foto: The Associated Press)

Seu técnico Jon Rudd, em depoimento ao site SwimVortex, deixou claro que é uma experiência, que serve como treinamento. Nas provas mais curtas, Ruta não terá dificuldades para vencer. Nos 200m, no entanto, terá o desafio da ucraniana Viktoria Solntseva, de apenas 15 anos, que foi finalista no Mundial de Barcelona com 2min23s01. O melhor de Ruta é 2min30s10, quando nadou como convidada no Campeonato Universitário Britânico em fevereiro.

Mesmo Rudd não sabe o que esperar. "Se fosse em piscina curta, ela se aproveitaria da sua força nas viradas, mas na longa e em começo de temporada, com treinos pesados… não sei, vamos ver. Nunca dá para saber o que esperar dela."

Ela tem uma rival muito próxima em quem se inspirar para ter sucesso em todas as distâncias no nado peito. É a russa Yulia Efimova, campeã mundial dos 50m e 200m, que nada no mesmo nível também os 100m. Se Efimova pode, por que não Ruta? Isso acrescentaria ainda mais emoção às provas de peito, que já foram as mais empolgantes no Mundial de Barcelona com quatro recordes mundiais.

Na já citada busca de Ruta para conquistar tudo que é possível, ela já foi campeã olímpica, mundial de longa e curta, europeia de curta e mundial junior. Certamente será campeã mundial escolar. Portanto, em competições de nível internacional, falta para ela os títulos europeu de longa, olímpico da juventude e mundial universitário. Esse último ela terá que esperar até entrar na faculdade.

Quanto aos outros dois, ela terá que se desdobrar em 2014. O Europeu e a Olimpíada da Juventude acontecerão em datas concomitantes, no mês de agosto. A princípio, o planeamento, segundo Rudd, é ela nadar os 100m na Olimpíada, que será em Nanjing, na China, e voltar para a Europa a tempo de competir os 50m peito em Berlim. Ruta Meilutyte pretende continuar fazendo o impossível para fazer história.

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel