Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A Enciclopédia da Natação

swimchannel

27/11/2013 21h07

Hoje, o futebol brasileiro está de luto com a morte de Nilton Santos. Exímio lateral-esquerdo, esteve presente em quatro Copas do Mundo e foi campeão em duas pela seleção brasileira. É tido pela FIFA como o maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial. Um craque no nível de seus contemporâneos Pelé e Garrincha, que talvez somente não tenha o mesmo reconhecimento por ter sido um jogador de defesa.

Era chamado de Enciclopédia do Futebol. Pois sabia se posicionar perfeitamente em campo e revolucionou a posição de defensor, sendo um dos primeiros a avançarem para o ataque como elemento surpresa e marcar gols.

Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol

Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol

Aproveitamos o dia de hoje para prestar uma homenagem àquele que considero a Enciclopédia da Natação. Assim como Nilton Santos, o título não se deve pelo conhecimento histórico do esporte (apesar que isso ele também tem de sobra), mas por ter obtido muitos feitos inéditos, conhecer o ofício de nadador como poucos e ter antecipado muito do que vemos hoje na natação.

Assim foi, e é, Rogério Romero.

Relembramos alguns de seus feitos poucos dias após seu aniversário (comemorado no último dia 22) em um ano que algumas de suas principais conquistas também completam importantes aniversários.

Em 2013, por exemplo, completam-se 25 anos de sua primeira disputa Olímpica, em Seul-1988. Lá, alcançou a final dos 200m costas, feito que repetiria em Sydney-2000. E, nas outras três Olimpíadas que disputou, sempre terminou entre os 16 melhores. Em 2004, se tornou o primeiro nadador da história (junto com a britânica Alison Sheppard) a competir cinco Olimpíadas. Hoje, mais de 10 nadadores já conseguiram o mesmo, e há até gente que nadou em seis. Mas Romero foi um dos pioneiros a avançar na natação competitiva internacional para além dos 30 anos.

Também foi pioneiro ao se reinventar em uma época que já era considerado veterano: em 1999, com quase 30 anos, se mudou para os Estados Unidos em busca de se aperfeiçoar, mostrando um nível de motivação admirável para alguém já consagrado. Resultado: em 1999 e 2000, obteve os melhores tempos da carreira, culminando com uma final olímpica. Hoje, vemos nadadores como Thiago Pereira e Felipe Lima, próximos dos 30 anos, tentando coisas novas e melhorando cada vez mais.

Também há 25 anos, ele vencia os 200m costas no Troféu Brasil (hoje Troféu Maria Lenk) pela primeira vez. Até o fim de sua carreira, em 2004, foram 16 vitórias na prova, algo jamais alcançado na natação masculina do país.

2013 também marca o décimo aniversário de sua histórica vitória no Pan-Americano de Santo Domingo. Ao vencer os 200m costas, repetiu a conquista de Havana-1991. É, até hoje, o único nadador a vencer medalhas de ouro em Pan com tanto tempo de intervalo (12 anos). Naquele Pan, ele, Gustavo Borges e Fernando Scherer, veteranos, ainda eram as estrelas brasileiras, responsáveis pelas medalhas de ouro conquistadas, mas foram de fundamental importância como motivação e inspiração para a geração que chegava e competia ao lado deles naquela competição, como Thiago Pereira, Flavia Delaroli, Joanna Maranhão e Kaio Márcio de Almeida.

Rogério Romero: Enciclopédia da Natação (foto: Satiro Sodré)

Rogério Romero, a Enciclopédia da Natação (foto: Satiro Sodré)

Além de tudo, Rogerio Romero é um apaixonado pela natação, ao lado de seu irmão Julian criador do Swim It Up!, o maior e primeiro (desde 1996) portal da natação brasileira, um dos mais antigos sites de natação do mundo. Aproveitava suas  viagens para competições internacionais para fazer relatos e adquirir material para seu acervo, possuindo hoje muitos livros e documentos históricos obtidos nos quatro cantos do mundo.

Hoje, nenhum nadador brasileiro pode dizer que não foi influenciado, seja direta ou indiretamente, pelas atitudes e conquistas de Rogerio Romero. É um dos poucos atletas que não conquistou medalhas olímpicas que tem o status indiscutível de ídolo na natação, uma das principais inspirações para muitos nadadores.

Sem medo de errar: se há alguém que merece o título de Enciclopédia da Natação, esse alguém é Rogério Romero.

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel