Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Rei e Rainha do Mar: como ficou o grid de largada

swimchannel

12/12/2013 17h16

Como já é tradição no Rei e Rainha do Mar, cujo evento será realizado no sábado e no domingo, hoje houve a definição do gridd de largada da prova de elite, determinando assim a ordem dos países na corrida de saída para a prova.

No domingo, cada país contará com uma dupla de nadadores (uma mulher e um homem), que se revezarão em seis tiros de 450 metros na água e 50 metros de corrida. Para definição do grid, foram dois tiros, com cada nadador sendo responsável por um deles.

A chuva que assolou o Rio de Janeiro ontem e deixou a cidade um caos felizmente deu uma trégua e a prova pôde ser realizada sem problemas.

A maioria das duplas optou pela estratégia de abrir com uma mulher e fechar com um homem. Assim fizeram Brasil, Estados Unidos, Canadá e Itália. África do Sul e Japão abriram com um homem. A Argentina não participou, pois sua nadadora, Pilar Geijo, não pode estar presente.

Ao final da primeira volta, lideravam África do Sul, com o experiente Chad Ho, e o Japão, com Yasunari Hirai. A americana Ashley Twichell, atual Rainha do Mar, e Poliana Okimoto vieram em seguida. Na segunda volta, Samuel de Bona aos poucos se aproximou das líderes, que eram a sul-africana Keri-Anne Payne e a japonesa Yamanaka, e conquistou a liderança, garantindo a primeira posição para o Brasil, seguido pelo italiano Valerio Cleri. Era esperado que o nadador americano, Aaron Peirsol, também tivesse boas chances, devido à posição que sua companheira entregou. Mas ele errou a primeira boia, teve que voltar, perdeu muito tempo e acabou finalizando na última posição entre as duplas participantes.

Largada para a definição do grid do Rei e Rainha do Mar. Em primeiro plano, Poliana Okimoto (foto: Satiro Sodré).

Largada para a definição do grid do Rei e Rainha do Mar. Em primeiro plano, Poliana Okimoto (foto: Satiro Sodré).

Eis o grid de largada para a prova de domingo:

1. Brasil
2. Itália
3. África do Sul
4. Canadá
5. Japão
6. Estados Unidos
7. Argentina

Antes da prova, aconteceu uma entrevista coletiva, com apresentação dos atletas, com destaque para o japonês Yasunari Hirai, que preferiu não falar de natação e sim de… MMA. Se dizendo um grande fã dos lutadores brasileiros, espera conhecer algum deles nessa sua passagem pelo país.

Keri-Anne Payne, vice-campeã olímpica (foto: Daniel Takata)

Keri-Anne Payne, vice-campeã olímpica (foto: Daniel Takata)

Aaron Peirsol mais uma vez destacou que é muito familiar com provas em águas abertas e que se sente em casa nessa sua primeira vinda à América do Sul, ressaltando ainda que no sábado também participará do evento para amadores, competindo a prova de Beach Biathlon. Outra estrela da competição, Keri-Anne Payne, campeã mundial e vice-campeã olímpica, apesar de representar a Grã-Bretanha oficialmente, nasceu na África do Sul e é por esse país que nadará neste final de semana. Ela se disse muito animada nessa sua primeira vinda ao Brasil e que será empolgante nadar ao lado de Chad Ho, com quem cresceu junto em Joanesburgo.

Os brasileiros Poliana Okimoto e Samuel de Bona, experientes na competição, agradeceram o apoio e a oportunidade de mais uma vez representar o país, e terão que encarar uma maratona: viajam para São Paulo, onde amanhã estarão presentes no evento organizado pelo Ministério do Esporte, Correios e CBDA para anunciar os contemplados com a Bolsa Atleta Pódio, e voltam ao Rio de Janeiro no sábado para a competição.

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel