Nadar Além das Fronteiras
Em 1994, o técnico francês Philippe Croizon sofreu um grave acidente. Ele desmontava uma antena de TV no teto de uma casa quando recebeu uma forte descarga elétrica de 20 mil volts. O choque foi tão brutal que ele teve que amputar os braços e pernas, sequelas que quase acabaram com sua vida. Mas este acidente não tirou de Croizon a vontade de viver e ele decidiu começar a fazer algo que mudaria sua vida pra sempre: nadar.
Através do esporte, ele decidiu mostrar a todos que era possível vencer as limitações que o destino lhe reservou. Durante sua recuperação no hospital ele viu um documentário sobre águas abertas e decidiu treinar duro para conseguir atravessar o Canal da Mancha. E ele conseguiu. E em 2010 concluiu a travessia mais famosa do mundo. Croizon então resolver ir mais além e junto com amigos organizou um projeto chamado Swim Beyond the Borders, Nadar Além das Fronteiras, em português.
O projeto tinha como objetivo "promover a igualdade e a fraternidade entre todos os homens, válidos e inválidos", de acordo com o próprio nadador. O "Nadar Além das Fronteiras" consistia em atravessar a nado entre os cinco continentes: uma travessia entre Oceania e Ásia (de Papua-Nova Guiné a Indonésia), no Mar Vermelho (ligando Ásia e África), o Estreito de Gilbraltar (ligando África e Europa) e o Estreito de Behring (ligando a Ásia e América).
Para fazer estes desafios Croizon utilizou duas próteses parecidas com um pé de pato, roupas especiais de neoprene e treinava cerca de 35 horas por semana. O experiente nadador Arnaud Chassery, com várias travessias e provas em águas abertas no currículo, o acompanhou em todas os eventos.
Em cada prova ao redor do planeta, Croizon colecionou muitas histórias. Ele superou o duro frio de 4°C de temperatura da água para cruzar o Estreito de Behring, teve a companhia de um nativo que decidiu nadar junto com ele e Chassery durante sua travessia entre Papua-Nova Guiné e Indonésia e sentiu o clima de tensão no Oriente Médio quando foi acompanhado por barcos e soldados armados de Israel, Egito e Jordânia quando nadava no Mar Vermelho.
Ao concluir o desafio de nadar por todos os continentes ele declarou que estava exausto, mas que tudo valia a pena e que nada é impossível. Croizon é um vencedor na vida e no esporte, um grande exemplo a ser seguido.
O canal Sportv está transmitido durante sua programação de fim de ano um documentário especial com todas as travessias realizadas por Croizon e o Swim Beyond the Borders. Confira no site do canal a programação e assista ao filme que vale muito a pena. Aproveitamos e deixamos abaixo um pequeno trailer do Nadar Além das Fronteiras.
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.