Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

10 ideias futuristas para as águas abertas

swimchannel

15/01/2014 16h25

Grande referência internacional para as águas abertas, a revista digital do site Open Water Swimming (OWS) fez uma lista muito interessante com dez ideias futuristas para a modalidade. Através das inovações tecnológicas feitas ao longo dos anos e usando bastante a imaginação, o site imaginou dez fatos que podem mudar o mundo das águas abertas para daqui a 50 anos caso existam, ou sejam aplicados. De relógios que medem a temperatura da água a toucas magnéticas. Confira a lista abaixo:

1- Óculos inteligentes com ferramentas de navegação do Google Maps: uma ideia bem futurista onde as lentes dos óculos traçariam uma rota como no Google Maps antes da prova e você poderia segui-la através da lente que informaria o caminho enquanto você nada!

2- Transponders de cronometragem com capacidades de GPS: aqui o chip que calcula os tempos e resultados, seria capaz de traçar uma rota correta e as parciais do nadador por quilômetro durante uma travessia.

Como seria uma travessia na piscina de um grande parque? - Foto: Reprodução

Como seria uma travessia na piscina de um grande parque? – Foto: Reprodução

3- Relógios de pulso com medidores de temperatura da água: uma alternativa muito interessante e que sem dúvida teria a aprovação de muitos atletas. A escala de cores variaria do vermelho (muito quente) até o azul (muito fria).

4- Travessias na piscina do Disney World: que tal fazer uma maratona aquática dentro de uma piscina que simula ondas como na Disney World? E ainda com transmissão ao vivo pela TV e com a audiência do público presente ao parque.

5- Base de dados dos pensamentos de nadadores que atravessam canais: registrar os diversos pensamentos, positivos e negativos, dos nadadores que cruzam canais e longas distâncias, para depois registrá-los e enviá-los para análise de diversos psicólogos.

6- Toucas com recursos magnéticos e solar: as toucas iriam literalmente prender na cabeça do nadador e não ficariam escorregando ao longo da travessia, além disso teriam um sensor solar e um dispositivo capaz de mudá-la de cor e localizar um atleta no meio do pelotão.

Já imaginou as águas abertas nas Olimpíadas de Inverno? - Foto: Reprodução

Já imaginou as águas abertas nas Olimpíadas de Inverno? – Foto: Reprodução

7- Inclusão das águas abertas nos Jogos Olímpicos de Inverno: com uma distância menor aos 10 km olímpicos, os atletas mais corajosos e preparados nadariam em um lado gelado durante uma Olimpíada de Inverno.

8- Conhecimento simultâneo em natação e águas abertas: os técnicos poderiam estimular seus atletas a adotar as águas abertas como um segundo estilo. Já pensou em um nadador campeão olímpico nos 100m peito e também especialista em provas de águas abertas?

9- Trajes wi-fi: em tempos de tecnologia e comunicação instantânea, já imaginou um traje de competições capaz de receber atualizações no Facebook, tirar fotos ou poder se comunicar em tempo real com barcos?

10- Barcos movido a energia solar: Estas embarcações iriam substituir lanchas motorizadas que acompanham uma travessia, fazem marola ou irritam nadadores com o combustível que soltam na água.

Então, o que acharam? Qual dessas ideias vocês acreditam que irá existir em breve e de qual gostaram mais? Deixe sua opinião nos comentários.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel