Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Magnussen x Adrian: o duelo nos 100m livre

swimchannel

20/01/2014 12h48

A natação competitiva mundial começou de fato no último fim de semana com dois eventos. De um lado do mundo acontecia o Victoria Open Championships, na cidade australiana de Melbourne, competição equivalente a um estadual no Brasil. Na outra ponta do globo ocorria a segunda etapa do circuito 2013/14 da série dos Grand Prix americanos, na cidade texana de Austin. Muitas estrelas caíram na água nas duas competições como Katie Ledecky, Tae Hwan Park, Yannick Agnel, Allison Schmitt, Matt Grevers, mas iremos focar apenas em dois atletas neste artigo: James Magnussen e Nathan Adrian.

Em Londres-2012, Adrian levou a melhor sobre Magnussen... - Foto de Lee Jin-man/AP

Em Londres-2012, Adrian levou a melhor sobre Magnussen… – Foto de Lee Jin-man/AP

Os velocistas começaram muito bem o ano, e são um claro exemplo da maior rivalidade (saudável) da natação mundial: Estados Unidos x Austrália. Os dois países já proporcionaram aos amantes da natação muitos duelos épicos na prova nobre dos 100m livre e pelos desempenhos que Magnussen e Adrian neste fim de semana, tudo indica que haverão outros duelos históricos. Ambos marcaram tempos bem expressivos para esta época da temporada. Além disso, os dois têm números e feitos conquistados nos últimos anos que mostram que eles são "os caras" desta prova e tudo indica que travarão um belo duelo ao longo de 2014. O australiano é o atual bicampeão mundial, vice-campeão olímpico e tem o melhor tempo na distância após o fim da era dos trajes tecnológicos: 47s10. Já o americano foi campeão olímpico em Londres-2012, medalhista nos últimos Mundiais de longa e em 2010 superou o então campeão mundial Cesar Cielo no Pan Pacífico se firmando como um dos melhores velocistas do planeta.

O míssil Magnussen nadou em Melbourne para 47s73, um tempo muito forte e apenas dois centésimos acima da marca que lhe deu a medalha de ouro no Mundial de Barcelona ano passado. Ainda por cima, esta foi a 12ª vez que ele nadou para 47 segundos os 100m livre. Isso faz dele, ao lado do já aposentado Alain Bernard, o nadador que mais vezes completou a distância abaixo dos 48 segundos. E a marca pode ser ampliada nos próximos fins de semana, quando ele disputará o West Australia State Open e depois o BHP Billiton Aquatic Super Series, evento internacional que contará com a participação da seleção brasileira. Ainda no Victoria Open Championships, Magnussen venceu os 50m livre com 22s47 e levou a prata nos 200m livre com 1min48s45.

...Mas em Barcelona-2013, Magnussen deu o troco e venceu - Foto: Victor Puig

…Mas em Barcelona-2013, Magnussen deu o troco e venceu – Foto: Victor Puig

O americano Nathan Adrian fez um tempo mais modesto em Austin, 48s26. Mesmo assim essa marca lhe daria a sexta posição na final em Barcelona e 11ª posição no ranking mundial de 2013. O GP de Austin também foi a primeira competição de Adrian este ano e ele ainda venceu os 50m livre com 21s89. O velocista ainda nadará outras etapas do Grand Prix e o Campeonato Americano até o Pan Pacífico.

Magnussen e Adrian são os melhores nadadores de 100m livre dos últimos anos, dividindo o pódio dos principais campeonatos internacionais e as primeiras colocações do ranking mundial. Há outros nadadores que podem ameaçar a hegemonia da dupla na distância como Jamie Feigen, Vladimir Morozov, Marcelo Chierighini e Florent Manaudou, mas no momento o mundo aguarda pela disputa do Pan Pacífico de Gold Coast, onde Magnussen e Adrian estarão frente a frente e podem nos brindar com outra disputa épica de 100m livre.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel