Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Tricampeão!

swimchannel

24/01/2014 17h12

Não, não estamos falando de Cesar Cielo, tricampeão mundial dos 50m livre, estamos falando de Daniel Takata. O redator da SWIM CHANNEL venceu mais uma vez o concurso anual de textos organizado pela Fina Aquatics World Magazine, publicação oficial da Federação Internacional de Natação. Esta foi a quarta edição do prêmio e pela terceira vez consecutiva Daniel venceu a competição, mantendo a coroa por mais um ano. A Fina também elege as melhores fotos do ano, que já teve o brasileiro Satiro Sodré entre os premiados, além dos melhores atletas das modalidades aquáticas. E o resultado sempre é divulgado na revista da própria Fina.

Daniel venceu a competição com um texto sobre Johnny Weissmuller, um dos maiores nadadores da história e o eterno Tarzã das telas do cinema. No artigo, Daniel imagina um encontro com Weissmuller durante o Mundial de Barcelona. Além disso, a primeira edição do ano da Fina Aquatics World Magazine ainda traz uma entrevista com Poliana Okimoto, eleita pela entidade a melhor maratonista aquática do mundo feita pelo jornalista sênior da SWIM CHANNEL Guilherme Freitas. Confira abaixo o texto vencedor do Daniel na íntegra! E para ler os demais destaques da revista da Fina clique aqui.

O Retorno do Rei

Certo dia desses, Johnny Weissmuller apareceu no Palau Sant Jordi, em Barcelona, durante as disputas do Mundial de Esportes Aquáticos.

Ele se sentou ao meu lado e o reconheci de imediato. O primeiro homem a nadar os 100m livre abaixo do minuto e o mais famoso Tarzã da história.

Não perguntei como aquilo era possível. Estou meio alheio às inovações da modernidade e sempre achei que já estava na hora de uma viagem no tempo se concretizar. Ah, essa tecnologia.

Ele chegou a tempo de ver o nome de Christian Sprenger como vencedor da última prova realizada, com o tempo de 58s79. Weissmuller me disse: "depois de tantos anos, eu ainda venceria essa prova com meu 58s6 da Olimpíada de 1928."

Resolvi não esclarecer que o resultado era dos 100m peito, e não dos 100m livre. Achei que o choque de realidade poderia ser demais.

Alguns dias depois, ele apareceu durante a final dos 100m livre feminino. Fez um olhar irônico de reprovação ao ver as atletas executando a cambalhota na virada. Saiu antes que a prova terminasse. Não viu as primeiras colocadas terminarem com tempos abaixo de 53 segundos, cinco segundos mais rápido que ele. Novamente, foi melhor assim.

Também o vi no último dia de disputas das provas de high diving, no Moll de la Fusta. Ele subiu à plataforma de saltos e de lá pulou, soltando seu inconfundível grito de Tarzã. Foi reconhecido e aplaudido por todos os presentes.

A natação mudou muito desde a sua época. Mas algumas coisas permanecem para sempre. Ah, essa tecnologia!

O texto de Daniel na revista da Fina - Foto:Reprodução

O texto de Daniel na revista da Fina – Foto:Reprodução

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel