Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nicholas Santos leva o ouro na Austrália

swimchannel

31/01/2014 09h32

Teve início hoje na cidade australiana de Perth o BHP Billiton Aquatic Super Series, evento internacional que teve transmissão mundial para a TV e que conta com a participação de cinco países: África do Sul, Brasil, China, Japão e a anfitriã Austrália. A competição ocorre na mesma piscina descoberta que foi palco dos Campeonatos Mundiais de 1991 e 1998. Pelos resultados os australianos, que já haviam disputado duas competições na última semana, estão bem mais velozes que os demais e devem também conquistar a maioria das medalhas amanhã. Já o Brasil, que enfrentou uma viagem de quase 30 horas para chegar a Perth, não teve bons resultados, porém, a equipe está usando o Aquatic Super Series como treinamento para a temporada 2014. Vale lembrar que o melhor nadador do país, o velocista Cesar Cielo, não está disputando o evento.

O Brasil terminou o dia com duas medalhas conquistadas: um ouro com Nicholas Santos nos 50m borboleta e um bronze com Felipe Lima nos 100m peito. O atual campeão mundial em piscina curta e líder do ranking mundial em 2013 na longa, Nicholas não deu chances para seus adversários e sobrou. Com uma ótima saída e encaixe perfeito do nado ele venceu com 23s61, um tempo mais alto do que esta acostumado a fazer. Já Felipe também nadou bem acima do seu melhor tempo: 1min01s47, mas esteve sempre entre os três primeiros e não deixou seus principais adversários fugirem da sua vista. A grande surpresa do dia aconteceu nesta prova com a vitória do japonês Yashuhiro Koseki sobre o atual campeão mundial, o australiano Christian Sprenger. O japonês foi o único a nadar abaixo do minuto: 59s94 contra 1min00s36.

Nicholas foi ouro nos 50m borboleta - Foto: Satiro Sodré

Nicholas foi ouro nos 50m borboleta – Foto: Satiro Sodré

Entre os destaques internacionais destacamos o australiano James Magnussen, a chinesa Ye Shiwen e o japonês Kosuke Hagino. O míssil Magnussen mais uma vez nadou os 100m livre na casa dos 47 segundos. Foi a 14ª vez em sua carreira que ele consegue este feito e vai se afirmando como o "cara" desta prova. Magnussen venceu com 47s59, mais de meio segundo a frente Cameron McEvoy, prata com 48s19. Já Shiwen mostrou hoje que 2014 pode ser melhor do que 2013, já que a atual campeã olímpica foi muito mal no Mundial de Barcelona. Com 2min10s49 a chinesa não deu chances para suas adversárias e venceu os 200m medley com sobras. Por fim, Hagino cravou um magnífico 1min55s90 nos 200 medley (mais de dois segundos a frente do segundo colocado, seu compatriota Daiya Seto) e se animou para os desafios que terá pela frente este ano: Jogos da Ásia e o Pan-Pacífico.

A competição continua amanhã e você pode confira o resultado completo deste primeiro dia no site oficial do evento, clicando aqui.

Por Guilherme Freitas e Patrick Winkler

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel