PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Nadando aos 105 anos de idade

swimchannel

06/02/2014 23h02

A Fina, Federação Internacional de Natação, acabou de criar uma categoria nova para a natação master. Trata-se da categoria 105+, para nadadores acima dos 105 anos de idade. Sim, caro leitor, existem atletas dessa faixa etária. Ou melhor, existe apenas um: o canadense Jaring Timmerman.

Nascido em 1909, o nadador completará 105 anos no próximo dia 11 e durante uma competição master disputada em Winnipeg (na mesma piscina dos Jogos Pan-Americanos de 1999) ele foi o único atleta em sua faixa etária e por isso bastava completar qualquer prova para se tornar recordista mundial. E agora ele é o detentor das marcas nos 50m livre (2min52s48) e nos 50m costas (3min09s55).

O nadador master Jaring Timmerman - Foto: Reprodução

O nadador master Jaring Timmerman – Foto: Reprodução

O canadense tem uma grande história de vida. Ele nasceu na cidade holandesa de Rotterdam e mudou-se ainda criança com sua família para o Canadá. No novo país, se naturalizou, trabalhou para algumas empresas e foi convocado para ser piloto da aviação canadense durante a II Guerra Mundial. Na sua juventude também praticava esportes e sempre que podia nadava no Lago Winnipeg.

A natação apareceu na vida de Timmerman em 1988, quando ele tinha 79 anos de idade e foi convencido por sua esposa a disputar uma competição master. Desde então não parou mais de nadar e disputar eventos. Mesmo já centenário, ele não relaxa nos treinamentos. Durante três dias da semana nada cerca 45 minutos e em outros três dias faz musculação e ginástica. Folga só no domingo. Além das marcas mundiais na categoria 105+, o canadense também têm outros quatro recordes mundiais na categoria 100-104 anos e acumula mais de 200 medalhas ao longo de sua carreira master.

Um exemplo para inspirar qualquer atleta!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel