Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A máquina de nadar chamada Katinka Hosszu

swimchannel

10/02/2014 13h57

Estamos apenas em fevereiro, o segundo mês do ano, mas acredite se quiser: a nadadora húngara Katinka Hosszu já acumula neste início de ano 24 medalhas. Katinka já disputou três eventos em 2014: Flanders Cup na Bélgica, Meeting de Nice na França e Euromeet em Luxemburgo. Em todos eles a nadadora se propôs a nadar praticamente todas as provas em disputa, açulando medalhas e premiação em dinheiro. O resultado até poderia ter sido melhor, afinal ela andou desistindo de uma final ou outra nestes eventos, mas o número por si só é expressivo.

Sua última epopeia aconteceu neste fim de semana quando ela nadou o Euromeet, uma competição que reuniu vários atletas da Europa em Luxemburgo. Nos três dias de competição, a atleta competiu em 16 provas, se classificando para as finais A ou B em todas. Foram 11 medalhas (sendo oito de ouro e três de prata), oito novos recordes de campeonato e incríveis 5.200 metros nadados. E sabe o que é mais impressionante: ela nadou todas as provas do evento. Isso mesmo, o nome Katinka Hosszu esta em todos os resultados das provas femininas do Euromeet.

...e comemorando recordes mundiais

A dama de ferro da natação mundial: Foto: Divulgação

Desde 2012 ela ficou famosa internacionalmente por nadar muitas provas em diversos campeonatos. No circuito da Copa do Mundo de piscina curta em 2012 ela conquistou 53 medalhas nas oito etapas, número que melhorou ano passado: 55 em também oito etapas. Resultados que lhe valeram o título de rainha do circuito nos últimos dois anos e milhares de dólares em premiação, lhe garantindo o posto de nadadora mais bem paga do mundo. Além disso, Katinka bateu recordes mundiais na piscina curta e no Mundial de Barcelona foi ouro nos 200m em 400m medley.

Casada com seu treinador, o húngaro Shane Tusup, Katinka dá mostra que não vai aliviar sua preparação para o grande sonho de sua carreira: conquistar a medalha de ouro olímpica, que pode vir nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016. Em Londres ela bateu na trave, mas agora passa pela melhor fase da carreira e tudo indica que pode fazer história na Cidade Maravilhosa.

O Campeonato Europeu de longa de Berlim, o Campeonato Mundial de piscina curta em Doha e o tricampeonato no circuito da Copa do Mundo da Fina serão seus principais objetivos na temporada. Mas para quem treinou pesado até durante a lua de mel, arrumar algumas datas para competir em eventos ao redor do mundo não será nenhum problema. E seu próximo compromisso já está marcado: o Grand Prix de Orlando, nos Estados Unidos, que começa na próxima sexta-feira.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel