Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Mais versáteis que Michael Phelps?

swimchannel

16/02/2014 13h28

Em tempos de Olimpíada de Inverno, não é difícil encontrar, ainda mais em países sem muita tradição no evento como o Brasil, atletas que tenham disputado mais de um esporte, entre Olimpíadas de Inverno e Verão.

O caso mais célebre é o de Jaqueline Mourão, que em Sochi disputou provas de biatlo e cross-country em sua quinta Olimpíada. Ela foi a porta-bandeira da delegação brasileira e disputou duas Olimpíadas de Verão (2004 e 2008), no mountain bike, e outras duas de inverno (2006 e 2010).

Outro caso notável é o de um medalhista: Claudinei Quirino, prata no 4x100m rasos em 2000, disputou também a prova de bobsled na Olimpíada de Inverno de 2006, em Turim.

Mas o Brasil não tem atletas medalhistas nos dois tipos de Olimpíadas. Na verdade, o país ainda não tem atletas que tenham obtido medalhas em diferentes esportes olímpicos, um feito alcançado por somente 81 extraordinários atletas na história. Nadadores estão presentes em quantidade significativa na lista, com 31 atletas. Para conseguir um lugar entre esses esportistas, é exigido um tipo de versatilidade diferente pela qual atletas como Michael Phelps ficaram conhecidos.

Quem encabeça a lista, com maior número de medalhas, é o americano Johnny Weissmuller, primeiro homem a nadar os 100m livre abaixo do minuto e mais famoso Tarzã da história do cinema. Como se não bastasse, de suas seis medalhas olímpicas, cinco foram obtidas na natação e uma no pólo aquático, em 1924 e 1928.

Johnny Weissmuller (foto: divulgação)

Johnny Weissmuller (foto: divulgação)

Esse é o caso mais típico: atletas conquistando medalhas na natação e no pólo aquático. É o caso do americano Tim Shaw, o mais recente a obter o feito, com uma prata como nadador em 1976 e outra como jogador de pólo em 1984. Também há alguns atletas que subiram ao pódio na natação e nos saltos ornamentais.

Um caso curioso é o do húngaro Alfred Hajós, primeiro campeão olímpico da natação em 1896, nas provas de 100m e 1200m livre. Formado em arquitetura, em 1924 se inscreveu em uma prova de arte que fez parte do programa da Olimpíada de Paris, elaborou um design para um estádio e conquistou a medalha de prata. Apesar de não ser exatamente um esporte, ele também faz parte da lista dos vencedores de medalhas em modalidades diferentes em Olimpíadas.

Alfred Hajós, primeiro campeão olímpico na natação (foto: divulgação)

Alfred Hajós, primeiro campeão olímpico na natação (foto: divulgação)

A alemã oriental Roswitha Krause foi prata no 4x100m livre em 1968 e prata e bronze no handebol em 1976 e 1980. Ela foi a primeira mulher a conquistar medalhas em diferentes esportes olímpicos.

E para finalizar, outro caso curioso. O austríaco Otto Herschmann foi prata nos 100m livre em 1896, atrás de Alfred Hajós, e prata na prova de equipes de esgrima em 1912. Judeu, Herschmann foi capturado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e foi morto em um campo de concentração na Polônia.

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel