Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Multinations: porta de entrada para a seleção brasileira

swimchannel

19/02/2014 12h06

A jovem geração da natação brasileira esta convocada para disputar as novas edições do Multinations Youth and Junior Swimming Meet, eventos que ocorrem anualmente na Europa, que serão disputados em 12 e 13 de abril. Este é um campeonato organizado pela Liga Europeia de Natação (LEN) e reúne diversos atletas de 13 a 18 anos de países do continente, com exceção de algumas potências como França, Rússia, Alemanha, Hungria e Itália. O Brasil é sempre o convidado especial fora do continente a nadar este evento.

Na verdade, o Multinations são dois torneios distintos. O Youth Swimming Meet é destinado para atletas de 13 e 16 anos, que este ano será disputado na capital do Chipre, Limassol. O Junior Swimming Meet é para nadadores de 15 e 18 anos, que ocorrerá na cidade grega de Alexandropoulis. O Multinations de Limassol terá a delegação mais jovem do Brasil: nadadoras nascidas em 2000 e 2001 e nadadores nascidos entre 1998 e 1999. A dupla de técnicos será Danilo Lima, do Corinthians e Rogério Karfukelnstein, do Fluminense.

Brandon Almeida

Brandon Almeida ergue a taça: Brasil foi campeão ano passado do Multinations – Foto: Reprodução

Já a delegação que vai a Alexandropoulis, meninas nascidas entre 1998 e 1999 e meninos de 1996 e 1997, é mais velha e mais experiente. Entre os nomes que integram a equipe estão atletas com participações em Campeonatos Mundiais Juniors, Campeonatos Sul-Americanos Juvenis e até convocações para a seleção brasileira principal. Os técnicos serão Fernando Possenti, do Sesi e Wlad Veiga, do Corinthians.

O Multinations se tornou desde os anos 90 uma das principais competições internacionais para nadadores de categoria infantil e juvenil do Brasil. Sempre disputado no começo da temporada, o evento é uma grande porta de entrada para os jovens na seleção brasileira. Praticamente quase todos os atletas que representaram o Brasil em alguma competição absoluta nas últimas décadas, de Campeonatos Sul-Americanos a Jogos Olímpicos, disputaram quando adolescentes pelo menos uma edição de Multinations.

Thiago e Cielo chegaram a seleção brasileira através do Multinations - Foto: Satiro Sodré

Thiago Pereira e Cesar Cielo chegaram a seleção  através do Multinations – Foto: Satiro Sodré

Cesar Cielo, Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Thiago Pereira e Felipe Lima, todos medalhistas no Mundial de Barcelona, são alguns exemplos daqueles que tiveram no Multinations uma de suas primeiras experiências internacionais pela seleção. E são esses nomes que a jovem geração que vai ao Chipre e a Grécia se inspira para quem sabe um dia repetir seus feitos nas piscinas.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel