Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Prêmio Laureus: conseguirá Missy Franklin mais um feito inédito?

swimchannel

23/03/2014 16h46

A 15ª edição do prêmio Laureus, uma espécie de Oscar do esporte mundial, acontecerá na próxima quarta-feira, dia 28, na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia.

Originalmente programada para acontecer no Rio de Janeiro pela segunda vez, a sede teve que ser alterada depois do governo carioca ainda não ter honrado os compromissos financeiros firmados após ter sediado o evento no ano passado.

A Laureus é mais conhecida por organizar seu prestigiado prêmio, mas sua principal missão é utilizar o esporte em projetos sociais ao redor do mundo , incluindo o Brasil. Por trás disso, um prestigiado grupo de ex-esportistas que ajuda a divulgar os projetos e também a escolher anualmente os premiados. Entre eles, Dawn Fraser e Mark Spitz (natação), Franz Beckenbauer e Bobby Charlton (futebol), Nadia Comanenci (ginástica), Martina Navratilova e Boris Becker (tênis), Michael Johnson, Edwin Moses e Sebastian Coe (atletismo) e Emerson Fittipaldi e Mika Hakkinen (automobilismo), todos membros da Academia e nomes indiscutíveis do esporte.

Membros da imprensa de todo o mundo também fazem parte do painel de escolha. A Revista Swim Channel também está representada nesse seleto grupo, através de seu editor-chefe Patrick Winkler, atestando a qualidade e a influência da publicação no esporte mundial.

Hoje, foi anunciado que a americana Missy Franklin comparecerá pela primeira vez ao evento, após um fim-de-semana cheio no qual disputou o NCAA (Campeonato Universitário Americano) pela primeira vez, obtendo um resultado impressionante com um recorde americano nas 200 jardas nado livre.

Missy é a representante da natação a concorrer na categoria melhor atleta de 2013. Ela disputará com a saltadora Yelena Isinbayeva (Rússia), a tenista Serena Williams (Estados Unidos), a futebolista Nadine Angerer (Alemanha), a corredora Shelly-Ann Fraser Pryce (Jamaica) e a esquiadora Tina Maze (Eslovênia). No masculino, não há nadadores indicados. Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Rafael Nadal, Lebron James, Sebastian Vettel e Mo Farah disptuarão o prêmio.

Missy Franklin com uma de suas seis medalhas de ouro no Mundial de Barcelona (foto:Daniel Ochoa de Olza/Associated Press)

Missy Franklin com uma de suas seis medalhas de ouro no Mundial de Barcelona (foto:Daniel Ochoa de Olza/Associated Press)

No ano passado, Missy saiu do Mundial de Barcelona com seis medalhas de ouro, se tornando a mulher mais condecorada em uma edição da competição. Pelo feito, é uma das favoritas. E se vencer, quebrará um tabu: jamais um nadador ou nadadora venceu o prêmio Laureus de melhor atleta do ano. Na edição de 2009, Michael Phelps, pelas oito medalhas de ouro na Olimpíada de 2008, chegou perto. Mas pesou o caso no qual foi fotografado fumando maconha, semanas antes da premiação, e a honraria foi concedida ao corredor jamaicano Usain Bolt.

Em entrevista realizada pela Laureus e oferecida à Swim Channel, Missy se disse tremendamente honrada por concorrer pela segunda vez ao prêmio (já havia disputado no ano passado), principalmente por ser indicada por ex-atletas do porte de Mark Spitz e Dawn Fraser. Ainda não especificou provas e objetivos para a Olimpíada de 2016, mas faz planos para o futuro. Quer nadar dois anos como universitária e depois se tornar profissional, tem o sonho de formar uma família a ter filhos e ser professora de crianças.

Entre os atletas com deficiência, a natação já levou o prêmio três vezes, e duas com um brasileiro: Daniel Dias foi o vencedor em 2009 e 2013, justamente pelas suas performances nas Paraolimíadas dos anos anteriores. Em 2010, a nadadora sul-africana Natalie du Toit foi a premiada.

Este ano, Daniel Dias não concorre, mas na categoria a natação é fortemente representada, com três dos seis concorrentes: a neo-zelandesa Sophie Pascoe, a norueguesa Sarah Louise Rung e a ucraniana Olga Sviderska, todas por feitos obtidos no Campeonato Mundial de Montreal de 2013.

Michael Phelps nunca levou o prêmio na categoria principal, mas no ano passado, no Rio de Janeiro, foi agraciado com um prêmio especial pela carreira. Uma forma do Laureus se redimir com aquele que foi o melhor atleta do mundo de 2008, mas que por fatores externos na época não levou o prêmio.

O prêmio Laureus este ano será apresentado pelo ator britânico Benedict Cumerbatch, com participação de outro ator, o premiado Jammie Foxx. Para maiores informações sobre indicados, clique aqui.

Por Daniel Takata

Michael Phelps e seu prêmio Laureus de 2013 (foto: Júlio César Guimarães/UOL)

Michael Phelps e seu prêmio Laureus de 2013 (foto: Júlio César Guimarães/UOL)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel