Gustavo Borges, o maior brasileiro na história do NCAA
Tem início amanhã em Austin, as disputas da primeira divisão do NCAA, o campeonato americano universitário que engloba diversas modalidades olímpicas. Na natação ele é disputada na piscina de jardas. Na semana passada tivemos a competição feminina, que contou com a presença de Missy Franklin e terminou com a Universidade da Georgia como campeã. Este final de semana acontecem as provas masculinas, onde teremos a participação de oito atletas brasileiros. Para mais detalhes e estatísticas sobre o evento, indicamos uma visita na página da Best Swimming.
O Brasil tem bastante tradição nas disputas do NCAA, produzindo medalhistas e campeões ao longo dos anos. Ao todo foram 35 medalhas de ouro apenas na primeira divisão da competição universitária. Mas você sabe quem é o brasileiro que mais venceu no NCAA? Se você respondeu Gustavo Borges acertou. Sempre competindo pela Universidade de Michigan, Gustavo acumulou dez medalhas de ouro ao longo de quatro temporadas: oito em provas individuais e mais duas em revezamentos.

Gustavo Borges em evento onde foi homenageado pela Universidade de Michigan em 2013 – Foto: Divulgação
Ele chegou aos Estados Unidos em 1990 após indicação de Maria Lenk que o recomendou para a Bolles School, equipe comandada na época por Gregg Troy. Lá ele se destacou em competições High School e no início de 1992 ingressou na Universidade de Michigan para treinar e estudar economia. Na época ele já era um jovem promissor no cenário internacional, pois havia conquistado cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Havana em 1991.
Gustavo disputou o NCAA entre 1992 e 1995. Neste período ele foi imbatível na prova dos 100 livre vencendo em todos os anos. Também triunfou três vezes os 200 livre e uma vez os 50 livre. Apelidado de Mr. Relay (senhor revezamento) pelas suas ótimas parciais nestas disputas, ainda foi campeão duas vezes com o 4×200. Seu melhor ano foi em 1995, quando venceu três provas individuais, foi capa da revista Swimming World, eleito melhor nadador e liderou a Universidade de Michigan ao título geral na competição masculina.
Até hoje Gustavo é muito respeitado e admirado na Universidade de Michigan. Em 2013 ele foi homenageado e entrou para o Hall da Fama da Universidade. Hoje quem for a Michigan poderá ver sua touca exibida ao lado de outras lendas que também defenderam a Universidade, como podemos ver na imagem acima.
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.