Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

As sucessoras de Joanna Maranhão

swimchannel

04/04/2014 13h39

No início deste ano Joanna Maranhão anunciou sua aposentadoria das piscinas. Na edição 16 da SWIM CHANNEL (clique aqui para adquirir o exemplar) publicamos uma matéria especial sobre os feitos de sua carreira (que incluem duas finais olímpicas e medalhas em Jogos Pan-Americanos) e os motivos que a fizeram deixar a natação competitiva. Mas ela não foi a única que disse adeus. Entre 2012 e 2013 outras atletas símbolos de uma era vitoriosa da natação feminina brasileira também deixaram o esporte, casos de Flavia Delaroli, Gabriella Silva, Michelle Lenhardt, Tatiana Lemos e Fabiola Molina.

Porém há uma curiosidade nesses casos. Todas elas deixaram sucessoras em suas respectivas provas. Graciele Herrmann, Larissa Oliveira, Alessandra Marchioro e Etiene Medeiros, são exemplos de atletas que já conquistaram resultados expressivos, defenderam a seleção brasileira em competições internacionais e são apostas para o futuro. Além de Daynara de Paula, eterna rival de Gabriella Silva, e hoje a melhor nadadora brasileira nas provas de 50m e 100m borboleta. Mas e quem seriam as sucessoras Joanna?

Julia Gerotto levou dois bronzes nos Jogos Sul-Americanos - Foto: Satiro Sodré

Julia Gerotto levou dois bronzes nos Jogos Sul-Americanos – Foto: Satiro Sodré

Durante uma década (2003-2013) Joanna Maranhão dominou as provas de medley no Brasil. Foi soberana nos 200m e 400m medley e também sobrou nos 200m borboleta. A superioridade é tanta, que não era surpresa nenhuma ver o nome de Joanna com os cinco melhores tempos do ano nas provas de medley. Tanto é que sua maior adversária nestas distâncias em competições nacionais foi Georgina Bardach, argentina que durante alguns anos defendeu a Unisanta. Além disso, ela também acumulou conquistas e recordes em outras provas como o 200m, 400m e 800m livre e os 200m costas.

Alguns nomes já despontam para suceder Joanna nas piscinas: Julia Gerotto, Nathalia Almeida e Giovanna Diamante. Julia Gerotto, de 20 anos, conquistou duas medalhas de bronze nos Jogos Sul-Americanos do ODESUR, disputados em Santiago no mês passado. Seus respectivos tempos nos 200m (2min21s22) e 400m medley (4min55s36) a colocam na liderança do ranking nacional em 2014. Ela também lidera o ranking nos 200m borboleta, prova onde foi quarta colocada no ODESUR com 2min17s57.

Nathalia Almeida foi finalista nos Jogos Sul-Americanos - Foto: Satiro Sodré

Nathalia Almeida foi finalista nos Jogos Sul-Americanos – Foto: Satiro Sodré

Nathalia Almeida, de 17 anos, também é especialista nas provas de medley. No ODESUR não subiu ao pódio, mas foi finalista nos 200m e 400m medley e no ano passado esteve presente no Campeonato Mundial Júnior em Dubai, sendo finalista com os revezamentos 4x100m e 4x200m livre. Uma curiosidade é que até 2012 ela conciliava os treinos da natação com o nado sincronizado. A mais nova desse trio é Giovanna Diamante de apenas 16 anos e que pode suceder Joanna nos 200m borboleta. Atualmente tem o segundo melhor tempo do ano e já acumula no currículo um pódio no Troféu José Finkel e uma participação em Campeonatos Mundiais Juniors.

Esse é o ciclo do esporte, onde uma geração sai de cena e dá lugar a outra.

Aos 16 anos Giovanna Diamante já disputou um Mundial Júnior e tem um pódio no Finkel - Foto: Satiro Sodré

Aos 16 anos Giovanna Diamante já disputou um Mundial Júnior e tem um pódio no Finkel – Foto: Satiro Sodré

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel