Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O que são os Commonwealth Games?

swimchannel

08/04/2014 12h33

Na semana passada tivemos a realização de três campeonatos nacionais ao redor do mundo que também serviram como seletivas para a disputa do Commonwealth Games. Atletas australianos, canadenses e escoceses caíram na água em busca de uma vaga para o tradicional evento internacional, que será disputado na cidade escocesa de Glasgow, na piscina do Tollcross Internacional Centre, durante os dias 23 de julho e 3 de agosto. Esta semana estão sendo disputadas seletivas no Reino Unido e na África do Sul. Mas o que são os Commonwealth Games?

Em 1911, durante o Festival do Império Britânico em Londres para celebrar a coroação do Rei George V, aconteceu uma disputa esportiva entre Austrália, Canadá, África do Sul e Reino Unido competindo em quatro modalidades: boxe, lutas, natação e atletismo. Desta experiência nasceram os Jogos do Império Britânico, que tiveram sua primeira edição em 1930 na cidade canadense de Hamilton. Inicialmente apenas países membros do Império Britânico podiam disputar o evento, mas com o passar dos anos ele foi se expandindo até adotar o nome e formato atual.

A seleção australiana que disputará os Commonwealth Games - Foto: Australia Swimming

A seleção australiana que disputará os Commonwealth Games – Foto: Australia Swimming

Hoje os Commonwealth Games reúnem os membros da Commonwealth of Nations, (Comunidade de Nações em português), que é uma organização intergovernamental composta por 53 países-membros independentes que já fizeram parte do Império Britânico, com exceção de Moçambique e Ruanda. Porém, atualmente a Comunidade de Nações conta com 71 membros, entre países e territórios ultramarinos.

Uma das principais características dos Commonwealth Games é a alternância de eventos a cada edição. O regulamento exige que seja disputado um mínimo de dez esportes e um máximo de 17. Fica a critério do comitê organizador local escolher quais serão eles. A natação, ao lado de outras nove modalidades, faz parte de uma lista nobre, devendo ser sempre disputada nas edições dos Commonwealth Games. Este ano teremos 17 esportes sendo realizados em Glasgow. Uma curiosidade referente a natação é que ao invés de dois atletas por país (como em Jogos Olímpicos e Mundiais da Fina), neste evento podem nadar até três atletas de um mesmo país por prova.

Por ser um evento muito tradicional um título dos Commonwealth Games é algo muito importante e de alto valor. Por isso veremos nas piscinas força máxima dos países envolvidos. E isso não é nenhuma novidade tendo em vista o passado deste evento. Um exemplo foi a edição de 2002 na cidade inglesa de Manchester, quando Ian Thorpe estabeleceu o lendário recorde mundial nos 400m livre. Os 3min40s08 perduraram até a era dos trajes tecnológicos só sendo superados pelo alemão Paul Biedermann por um mísero centésimo no Mundial de Roma em 2009 (confira o vídeo abaixo).

James Magnussen, Francesca Halsall, Chad Le Clos, Cate Campbell, Ryan Cochrane, Cameron van der Burgh e Michael Jamieson são apenas alguns dos nomes que estarão em ação na piscina do Tollcross Internacional Centre para a disputa deste tradicional evento internacional. Embora australianos e canadenses ainda tenham pela frente o Pan-Pacífico e os britânicos o Campeonato Europeu, os Commonwealth Games não ficam em momento algum como um plano B. Uma grande expectativa para ótimas performances!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel