PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

A volta da rivalidade Phelps vs Lochte

swimchannel

20/04/2014 09h00

Simultaneamente ao Troféu Maria Lenk ocorre no Arizona, nos dias 24 e 26 de abril, o Grand Prix de Mesa, quarto GP da temporada americana e que será histórico, afinal marcará o retorno de Michael Phelps as piscinas após uma breve aposentadoria de quase 20 meses. Mas além de seu regresso, será mais uma oportunidade para assistir um dos maiores duelos da história da natação: Michael Phelps vs Ryan Lochte.

No GP de Mesa eles irão se enfrentar em duas ocasiões. De volta as piscinas, Phelps nadará três provas: 50m e 100m livre e os 100m borboleta. Nos 50m livre, a tendência é que ele nade de borboleta. Já Lochte nadará o dobro, exatas seis provas: 100m e 200m livre, 100m e 200m costas, 100m borboleta e 200m medley.

Lochte e Phelps após um de seus inúmeros duelos - Foto: Jamie Squire

Lochte e Phelps após um de seus inúmeros duelos – Foto: Jamie Squire

A expectativa maior de um encontro entre ambos é nos 100m borboleta. Phelps é o atual tricampeão olímpico da distância (2004, 2008 e 2012) e soma ainda três títulos em Campeonatos Mundiais, além do recorde mundial de 49s82. Depois dos Jogos Olímpicos de Londres, Lochte acrescentou esta prova ao seu programa e no Mundial de Barcelona foi finalista terminando na sexta colocação. A dupla esta balizada com os dois melhores tempos: 50s86 para Phelps (tempo feito nas semifinais de Londres-2012) e 51s48 para Lochte (tempo feito nas semifinais de Barcelona-2013).

Nos 100m livre serão coadjuvantes, já que os favoritos são Nathan Adrian e Jimmy Feigen, medalhistas em Barcelona ano passado. Mesmo assim, Lochte tem o quinto tempo e Phelps o oitavo. Ambos visam nadar bem nesta prova pensando em uma vaga no revezamento 4x100m livre dos Estados Unidos no Mundial de Kazan-2015 e nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Afinal, é mais uma oportunidade para conquistar uma medalha.

Os dois são adversários dentro d'água e amigos fora da piscina - Foto: Jeff Haynes

Os dois são adversários dentro d'água e amigos fora da piscina – Foto: Jeff Haynes

Entre os Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012 a rivalidade entre ambos atingiu seu ápice. Considerado o nadador mais completo da história, Phelps viu sua hegemonia nas provas de medley ser ameaçada pelo compatriota em vários momentos, como no Mundial de Xangai em 2011 quando viu Lochte o derrotar nos 200m medley e bater seu recorde mundial com autoridade.

Em Mesa poderemos ver como o maior nadador da história voltará ao seu habitat natural. Phelps está sem competir desde Londres, mas não sem treinar. Vem treinando com Bob Bowman há meses e esta em boa forma física. Se ele irá voltar com tudo, quebrar recordes e colecionar medalhas só o tempo vai dizer. Mas que é uma ótima sensação poder ver novamente Phelps vs Lochte, ah sim, isso é.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel