Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil, o país dos 50m livre

swimchannel

24/04/2014 02h26

O terceiro dia de finais do Troféu Maria Lenk só confirmou uma tendência que muita gente já sabia: o Brasil é o país da velocidade, ou melhor, o país dos 50m livre. Ontem na final masculina da prova tivemos uma apresentação de gala de Cesar Cielo e Bruno Fratus. A dupla de velocistas brilhou na piscina do Ibirapuera e cravou os dois melhores tempos da temporada. Cielo marcou 21s39 e Fratus veio logo atrás com 21s45.

O tempo de Cielo é o terceiro melhor de sua carreira sem os trajes tecnológicos e apenas sete centésimos acima da marca que lhe deu o tricampeonato mundial nos 50m livre em Barcelona-2013. Cercado pela imprensa após a prova ele disse que já se sente melhor em relação ao Mundial do ano passado e que acredita ser possível nadar mais rápido ao longo do ano, já mirando uma boa participação no Pan-Pacífico. Mais uma vez ele citou os blocos do complexo do Ibirapuera e disse que se eles fossem melhores poderia ter nadado na casa dos 21s1. Cielo foi veloz a prova toda e procurou não vacilar um segundo sequer, afinal Bruno estava na sua cola.

Cesar Cielo é o homem mais rápido do mundo em 2014 - Foto: Satiro Sodré

Cesar Cielo é o homem mais rápido do mundo em 2014 – Foto: Satiro Sodré

Fratus apertou Cielo durante todo o percurso. Ao fim da prova estava bastante satisfeito com seu resultado, afinal 21s45 é o melhor tempo da sua vida. São exatos 16 centésimos abaixo dos 21s61 obtidos nos Jogos Olímpicos de Londres quando ele ficou em quarto lugar. Após passar por uma cirurgia no ombro, ficar de fora do Mundial de Barcelona e se mudar para treinar os Estados Unidos, o velocista afirmou que ficou satisfeito com o resultado mesmo tendo sido o segundo colocado. Além disso, comemorou o fato de que sua parceria com o australiano Brett Hawke esta dando certo. Desde o começo do ano ele treina na Universidade Auburn com o australiano, ex-técnico de Cielo e que esta no Ibirapuera acompanhando de perto Fratus e Marcelo Chierighini, seus pupilos em Auburn.

E a natação feminina parece seguir pelo mesmo caminho. Graciele Herrmann mais uma vez nadou na casa dos 24 segundos. Depois de igualar o recorde sul-americano na abertura do revezamento 4x50m livre (24s76), ela repetiu a dose novamente ontem. Nas eliminatórias fez 24s96 e na final 24s79. Alessandra Marchioro também mostrou evolução na prova mais rápida da natação e igualou seu melhor tempo pessoal: 25s17, se aproximando dos 24 segundos. Isso tudo depois de se recuperar de alguns problemas de saúde recentes, e assim como Graciele, garantindo índice para o Pan-Pacífico.

A dupla Cielo e Fratus celebra o resultado na piscina - Foto: Satiro Sodré

A dupla Cielo e Fratus celebra o resultado na piscina – Foto: Satiro Sodré

Após nadarem os 50 metros lado a lado, Cielo e Fratus se cumprimentaram e deram um abraço. Uma forma de demonstrar respeito pelo adversário e mostrar que ali existe uma rivalidade sadia. Como Fratus revelou ao fim da prova, competindo um contra o outro, os dois só tem a ganhar.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel