Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Águas Abertas dos Jogos Sul-Americanos de Praia começam amanhã

swimchannel

19/05/2014 11h55

Teve início na semana passada na cidade venezuelana de Vargas, a terceira edição dos Jogos Sul-Americanos de Praia. A competição foi disputada pela primeira vez em 2009 no balneário uruguaio de Punta del Este e desde então passou a fazer parte do calendário internacional do ODESUR, Organização Desportiva Sul-Americana. Nesta edição serão disputadas dez modalidades, com destaque para as águas abertas.

As provas de maratona aquática serão disputadas na Praia Casinada, banhada pelo Mar do Caribe, e os atletas poderão utilizar as dependências do Club Camuri-Grande antes das travessias. Amanhã ocorrem as disputas da prova de 10 km. Na quarta é a vez dos 5 km e na quinta teremos a prova por equipes que terá a distância de 3 km e encerrará o cronograma das águas abertas na competição.

Vista do litoral de Vargas, na Venezuela - Foto: Gladys Zambrano

Vista do litoral de Vargas, na Venezuela – Foto: Gladys Zambrano

O Brasil não terá a presença das campeãs mundiais Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha e o medalhista mundial Samuel de Bona, porém, ainda é o grande favorito para vencer a competição geral. Allan do Carmo, medalhista em Barcelona-2013, é o principal nome da equipe. Também disputam o evento Diogo Villarinho, Gabriela Cordeiro e Bettina Lorscheitter. Luis Rogério Arapiraca e Kiko Klaser serão os técnicos.

Desde a criação da competição, o Brasil tem conquistado medalhas nas águas abertas. Em 2009 o país enviou uma equipe de jovens nadadores para ganhar experiência internacional e conseguiu duas medalhas de bronze com Izabela Fortini nos 5 km e com Matheus Evangelista na prova dos 10 km. Na edição seguinte em Manta-2011, Gabriela Ferreira levou a prata nos 5 km e Victor Colonese foi bronze nos 10 km.

Allan do Carmo é principal destaque do Brasil em Vargas - Foto: Satiro Sodré

Allan do Carmo é principal destaque do Brasil em Vargas – Foto: Satiro Sodré

Assim como os Jogos Asiáticos de Praia, criados em 2008, a versão sul-americana praiana está motivando a SportAccord, uma organização internacional de federações esportivas, a criar uma versão mundial dos Jogos para os próximos anos. O Brasil, que tem muita tradição em modalidades disputadas na praia como vôlei, surf e futebol, já manifestou interesse em sediar a possível edição inaugural do evento. Para acompanhar o evento em Vargas, acesse o site oficial dos Jogos Sul-Americanos de Praia clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel