Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Pál Joensen, o homem de 100 medalhas de ouro

swimchannel

21/05/2014 15h00

As Ilhas Faroe são um arquipélago formado por 18 ilhas localizado ao norte da Europa, entre o Reino Unido e a Islândia. É um território dependente da Dinamarca e a população local não chega a 50 mil pessoas. Mas porque estamos falando sobre esse pequeno conjunto de ilhas em um blog de natação? Porque na semana passada o nadador oriundo das Ilhas Faroe, Pál Joensen conseguiu um feito histórico: atingiu a marca de 100 medalhas de ouro em campeonatos nacionais.

Nascido na pequena cidade de Vágur em 1990, Joensen disputa os campeonatos nacionais há dez anos e é o maior nadador da história do país. Durante as disputas do campeonato na semana passada, ele atingiu a centésima medalha dourada de sua carreira nacional ao vencer com sua equipe o revezamento 4x100m livre.

Pál Joensen e sua 100ª medalha - Foto: Lis í Jákupsstovu

Pál Joensen e sua 100ª medalha – Foto: Lis í Jákupsstovu

Joensen treinou durante boa parte de sua carreira em um clube chamado Suðuroyar Svimjifelag, mas decidiu deixar seu país para treinar na Dinamarca após os Jogos Olímpicos de Londres. Um dos motivos que levaram esta mudança além do maior contato com atletas de elite foi o fato de poder nadar em piscinas olímpicas, já que em seu país não existem grandes piscinas disponíveis. Mas mesmo treinando em piscinas pequenas, ele conseguiu se tornar um dos grandes fundistas do mundo.

O atleta faroense sempre foi muito versátil e compete em diferentes distâncias e estilos. Prova disso é que ele detém 16 recordes nacionais individuais, de provas variadas como 50m livre, 200m borboleta, 100m peito, 400m medley, 1500m livre e por ai vai. A maioria de seus recordes foram na piscina curta já que o país não conta com piscinas olímpicas.

Joensen é o maior nadador da história das Ilhas Faroe - Foto: Divulgação

Joensen é o maior nadador da história das Ilhas Faroe – Foto: Divulgação

Sua primeira grande experiência internacional foi em 2007 quando disputou o Mundial de Melbourne. Na ocasião nadou todas as provas do estilo livre, dos 50m aos 1500m, mas não passou das eliminatórias em nenhuma. A partir daí, resolveu se especializar nas distâncias de fundo e no Europeu Junior em 2008 venceu os 400m, 800m e 1500m livre e se colocou como uma das revelações da natação de fundo da Europa.

Joensen só foi subir ao pódio em um evento de grande porte em 2010 quando foi vice-campeão europeu nos 1500m livre. No ano seguinte disputou a final da prova no Mundial de Xangai e terminou em quarto lugar com um expressivo 14min46s33, tempo que lhe classificou para os Jogos Olímpicos de Londres. Na Olimpíada ele nadou muito mal e nem sequer chegou as finais. Uma curiosidade é que ele teve que representar a Dinamarca porque as Ilhas Faroe não é um país independente e filiado ao Comitê Olímpico Internacional. A recuperação veio no Mundial de curta em Istambul-2012 quando ficou com o bronze. Ano passado foi finalista no Mundial de Barcelona e terminou a temporada com o nono melhor tempo do mundo nos 1500m livre: 14min57s76.

Joensen competiu pela Dinamarca nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 - Foto: Divulgação

Joensen competiu pela Dinamarca nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 – Foto: Divulgação

Sem dúvida o feito de Joensen é incrível e dificilmente será igualado em países maiores e com mais atletas de elite. É preciso levar em consideração que ele esta num patamar muito acima da natação de seu país e é o único atleta das Ilhas Faroe a ser medalhista em eventos de grande porte internacional. Mesmo assim é um feito que deve ser celebrado e comemorado pelo atleta faroense que figura há anos na elite dos fundistas do mundo.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel