Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Verão europeu recheado de eventos

swimchannel

24/05/2014 17h08

Daqui algumas semanas a época mais quente do ano estará chegando na Europa. É no verão que o continente recebe mais turistas e fica movimentado durante meses, aquecendo também sua economia. Mas nem todos irão a Europa para passear. Nadadores de todo o mundo em breve estarão aos montes nos países do continente disputando tradicionais competições e meetings para se preparar para outros eventos maiores, encarar seus principais adversários e de olho na premiação em dinheiro que eles oferecem. Serão muitas competições, mas algumas delas além da competitividade oferecem charme e glamour.

Um desses eventos é o Mare Nostrum, um dos circuitos mais tradicionais da natação internacional e que é realizado anualmente em três locais diferentes banhados pelo belo Mar Mediterrâneo: Canet, Barcelona e Monte Carlo. O evento foi disputado pela primeira vez em 1992 e era apenas um meeting entre nadadores internacionais que competiam na cidade francesa de Canet e dias depois na espanhola Barcelona. Em 1994 o principado de Mônaco foi adicionado ao programa que virou oficialmente um circuito. Este ano ele começa em Monte Carlo (dias 7 e 8 de junho), passa por Canet (dias 11 e 12 de junho) e termina em Barcelona (dias 14 e 15 de junho).

marenostrum

Vista da piscina de Monte Carlo, palco do Mare Nostrum – Foto: Divulgação

A cidade de Roma sediará mais uma vez o importante Troféu Sette Colli, competição que chega a sua 51ª edição e é disputada desde a década de 1960 na histórica piscina do Foro Olímpico Romano, mesmo local das disputas do último Campeonato Mundial da época dos trajes tecnológicos, em 2009. Normalmente este evento é muito utilizado para os nadadores se prepararem para outras competições maiores da temporada, que neste ano será o Europeu de Berlim. O torneio italiana acontece entre 13 e 15 de junho.

Outra competição que atraiu bastante presença de estrelas nos últimos anos é o Open de France, que no passado se chamava Paris Open. A competição surgiu em 2007 quando a Federação Francesa de Natação resolveu criar um evento internacional na capital francesa durante o verão. Assim, aproveitava a cidade lotada de turistas e divulgava a modalidade. Astros como Michael Phelps e Cesar Cielo já nadaram a competição. Inclusive, o recordista mundial dos 50m e 100m livre estará presente na edição deste ano que será disputado nos dias 4 e 5 de julho na capital francesa.

Cesar Cielo e Florent Manaudou no Open do ano passado: o brasileiro venceu naquela ocasião, mas este ano o francês chegou na frente

Cielo e Manaudou duelaram no Open de France em 2012 e 2013, com uma vitória para cada lado – Foto: Divulgação

Também é verão em Portugal e o país terá dois meetings internacionais. O primeiro será logo no próximo fim de semana, o VII Meeting Coimbra nos dias 31 de julho e 1º de junho. O segundo evento é o tradicional Meeting Internacional do Porto que este ano celebra sua 31ª edição nos dias 7 e 8 de junho.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel