Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Mireia Belmonte, a outra dama de ferro

swimchannel

13/06/2014 16h29

A húngara Katinka Hosszu é conhecida no circuito internacional de natação como a dama de ferro devido a seu "apetite" por competir e nadar diversas provas em um único campeonato. E na maioria das vezes, até em um mesmo dia. Mas além de Katinka, existe uma outra nadadora que também poderia receber este apelido: a espanhola Mireia Belmonte.

Nascida em 1987 na cidade de Badalona, próxima de Barcelona, Mireia apareceu para o cenário Mundial em 2006, durante o Campeonato Mundial Júnior no Rio de Janeiro, quando foi campeã nos 400m livre e nos 400m medley. Depois disso Mireia evoluiu e se tornou uma das melhores atletas do planeta, conquistando duas pratas nos Jogos Olímpicos de Londres (200m borboleta e 800m livre) e medalhas no último Mundial de piscina longa em Barcelona e no Mundial de curta de Dubai em 2010.

Mireia Belmonte comemora seu recorde (foto: dpa)

Mireia nadou mais de 7km no último Mundial em Barcelona – Foto: DPA

Assim como Katinka, Mireia é uma das campeãs de quilometragem em eventos de natação. Só no Mundial de Barcelona foram 7000m nadados entre eliminatórias, semifinais e finais de provas individuais e mais 400m com os revezamentos. E esta semana a espanhola também tem bastantes compromissos dentro d'água. Começou no último fim de semana com a disputa da etapa de Monte Carlo do Circuito Mare Nostrum. Ela nadaria em Canet, mas ficou doente e preferiu não nadar para focar suas atenções na próxima etapa do circuito que será este fim de semana em Barcelona. Mas ainda não acabou.

Mireia deverá disputar apenas o primeiro dia de provas em Barcelona que acontece no sábado. No domingo pela manhã ela estará em outro lugar, na vizinha cidade de Banyoles, a cerca de 120 km de Barcelona. Lá acontece o Campeonato Espanhol de Águas Abertas, que será também seletiva para o Campeonato Europeu de Berlim. De olho em um lugar na seleção espanhola de maratonas, Mireia disputará a prova dos 5 km. A espanhola já tem índices para cinco eventos de piscina (200m e 400m medley, 400m e 800m livre e 200m borboleta) e agora busca também uma vaga nas águas abertas.

A bela espanhola Mireia Belmonte - Crédito: Patrick Baz/AFP

Agora Mireia tenta obter sucesso nas águas abertas – Crédito: Patrick Baz/AFP

Maratonas aquáticas não são nenhuma novidade para Mireia. Ano passado ela disputou esta mesma prova, que na ocasião era seletiva para o Mundial de Barcelona, porém foi desclassificada pela arbitragem que alegou que a nadadora exagerou nos contatos físicos durante a travessia. Desta vez Mireia está focada em obter sucesso e tentar mais uma medalha no Europeu de Berlim. Será mais um desafio para a outra dama de ferro da natação.

por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel