Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Tae Hwan Park, a maior estrela dos Jogos da Ásia? Talvez

swimchannel

21/07/2014 14h45

Em setembro serão realizados na cidade sul-coreana de Incheon os Jogos da Ásia, competição que é uma espécie de Olimpíada do continente asiático e que reúne cerca de 10 mil atletas de dezenas de modalidades. Na natação estará em jogo a soberania continental. De um lado a China com suas estrelas como Sun Yang, Ye Shiwen e Jiao Liuyang. Do outro lado o Japão, que conta com Kosuke Hagino, Takeshi Matsuda e Ryosuke Irie, além de uma equipe de jovens valores. Porém, o melhor nadador dos Jogos da Ásia poderá ser um atleta local e não um chinês ou japonês.

Considerado um dos maiores esportistas da Coreia do Sul, Tae Hwan Park está cotadíssimo para fazer uma ótima competição em Incheon. Na última semana ele foi o grande nome do campeonato sul-coreano de natação. Foram seis medalhas de ouro (100m, 200m e 400m livre, 200m e 400m medley e 4x200m livre), todas com novo recorde de campeonato. Nos 200m medley, prova que não é sua especialidade, superou o recorde nacional com 2min00s31. Seu resultado mais expressivo aconteceu nos 200m livre: 1min45s25, melhor marca do ano.

O nadador sul-coreano Tae Hwan Park em ação - Foto: Ezra Shaw/Getty Images

O nadador sul-coreano Tae Hwan Park em ação – Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Com a missão cumprida no campeonato nacional o foco do sul-coreano passa a ser os Jogos da Ásia. E curiosamente, foi em uma edição dos Jogos que ele despontou para o cenário internacional. Na edição de Doha, em 2006, aos 17 anos, Park subiu ao pódio sete vezes e passou a integrar a elite da natação mundial. A partir daí vieram mais conquistas como um bicampeonato mundial nos 400m livre e quatro medalhas olímpicas, uma delas de ouro também nos 400m livre em Pequim-2008.

Park chegará a Incheon como a estrela máxima do esporte sul-coreano e vai atrair os holofotes da mídia local. E pelos resultados alcançados no campeonato sul-coreano na semana passada, está sim cotado para ser o melhor nadador dos Jogos da Ásia, ofuscando a rivalidade entre China e Japão pelo topo da natação asiática. Quem sabe não repita a performance de 2006 quando foi o melhor nadador dos Jogos? E de quebra ainda poderemos ter um espetacular 200m livre, com Park, Yang e Hagino em ação.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel