Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O que o Pan Pacífico reserva

swimchannel

22/07/2014 10h11

Olimpíadas e Mundiais a cada quatro anos, alternados. A matemática não preenchia com propriedade o calendário de alguns dos principais polos da natação mundial. Por isso, há quase 30 anos, foi criado um evento justamente com a intenção de reunir os grandes nomes do esporte em um desafio de alto nível em piscina longa (50m). Tudo começou envolvendo países que não tinham a sorte de disputar um Campeonato Europeu, mas que eram potências mundiais: Austrália, Estados Unidos, China e Japão se uniram para a criação do Pan Pacífico, que recebeu o nome por reunir as nações banhadas pelo oceano de mesmo nome. Mas a participação de convidados sempre foi bem-vinda, desde Tóquio, em 1985, que contou com outras oito seleções. E foi o que aconteceu com o Brasil, desde a primeira edição.

Piscina do Pan Pacífico, em Gold Coast - Foto: Swimming Australia

Piscina do Pan Pacífico, em Gold Coast – Foto: Swimming Australia

Ricardo Prado foi o brasileiro estreante no pódio do evento, com duas medalhas no Japão, nos 400m medley e bronze nos 200m borboleta. Ele já vinha em grande fase, quando havia sido medalhista nos Jogos Olímpicos do ano anterior, em Los Angeles. Desde 1985, os brasileiros conquistaram 12 medalhas no torneio (três de ouro, duas de prata e sete de bronze). A partir de 2002, o campeonato recebeu o reconhecimento devido, e entrou no calendário oficial da CBDA. Na última edição, em 2010, César Cielo e Felipe França deixaram recordes de campeonato gravados, como desafios a serem batidos nesta edição: nos 50m borboleta e nos 50m peito, respectivamente. Os norte-americanos dominam as melhores marcas no masculino e feminino, seguidos pelos australianos. A mais antiga no masculino pertence ao ídolo do país sede Ian Thorpe nos 400m livre, de 1999, edição em Sidney, e no feminino, Janet Evans, norte-americana, mantém as marcas dos 400m e 800 livre desde 1989, no torneio sediado em Tóquio. Kosuke Kitajima detém as únicas marcas japonesas, nos 100m e 200 peito.

Daqui a um mês, entre 25 e 28 de agosto, Gold Coast, na Austrália, cidade paradisíaca e de movimentado turismo, vai ser o palco do badalado campeonato.

O Brasil leva um grupo considerável para a costa australiana: são 19 atletas que atingiram o índice para o campeonato, 13 homens e seis mulheres. O destaque nacional será Thiago Pereira, já que Cesar Cielo, apesar de ter os índices nos 50m e nos 100m livre, optou por priorizar o Mundial de Piscina Curta, em dezembro. Melhor para Bruno Fratus, quarto colocado nos Jogos de Londres, em 2012, que chega como um dos favoritos ao título nos 50m livre, com o segundo melhor tempo da temporada na prova.

Thiago Pereira ainda não definiu todas as provas que nadará na Austrália - Foto: Satiro Sodré

Thiago Pereira ainda não definiu todas as provas que nadará na Austrália – Foto: Satiro Sodré

Thiago não revelou quais provas irá nadar além dos 200m medley, que em todos os testes que fez em 2014, focou o torneio de agosto como principal. A disputa promete ser interessante entre o brasileiro e Michael Phelps e Ryan Lochte nas provas de medley e borboleta. O maior medalhista olímpico de todos os tempos, inclusive, possui nada menos que 13 títulos do torneio, e um total de 16 medalhas.

É uma competição de enorme relevância no preparo dos principais atletas mundiais para o ciclo olímpico seguinte. Desde a primeira disputa, inclusive, já foram registrados 23 recordes mundiais. Muitos batidos por Thorpe, em 1999, e Phelps, em 2006.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel