Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Australianos dominam Commonwealth Games

swimchannel

27/07/2014 19h50

Muitos recordes de campeonato, alguns nacionais, e até um mundial: o Commonwealth Games mostrou porque é um evento interessante para o calendário de alguns dos principais polos da natação mundial até aqui. Na piscina do Tollcross Internacional Centre, em Glasgow, os australianos são os principais destaques por enquanto, findado o quarto dia de disputas aquáticas.

Magnussen ficou distante do seu melhor em 2014

Magnussen ficou distante do seu melhor em 2014 – Foto: Getty Images

O duelo na clássica prova dos 100m livre masculino era um dos mais aguardados, e, embora não tenha tido marcas expressivas, reafirmou a liderança aussie na distância. James Magnussen venceu com 48s11, meio segundo acima do melhor tempo da temporada, que o próprio cravou no BHP Billiton Aquatic Super Series no início do ano, com 47s59. A prata ficou com seu conterrâneo Cameron McEvoy, com 48s34 (contra seus 47.65 no Campeonato Australiano) e o bronze foi para o também australiano Tomasso D'Orsogna.

Um dos principais destaques veio na realidade logo no primeiro dia, na quinta-feira. As australianas deixaram muito para trás as adversárias, e também a marca mundial nos 4x100m livre. Um bom tempo já era esperado, pelas atletas em questão, mas as parciais foram significativas, com destaque para as irmãs Campbell. Bronte abriu para 53s15, e Cate fechou para 52s16. No meio, Melanie Schlanger nadou para 52s76 e Emma McKeon para 52s91. Novo recorde mundial de 3min30s98, derrubando os 3m31s72 das Holanda, feito em 2008. A Inglaterra chegou cinco segundos atrás, e o Canadá outros cinco segundos depois das britânicas. Os 4x200m, para selar a campanha, também foram vencidos pelas nadadoras aussies.

Revezamento australiano bateu recorde mundial dos 4x100m livre - Foto: ATP

Revezamento australiano bateu recorde mundial dos 4x100m livre – Foto: ATP

No masculino, os australianos venceram, mas com tempo de 3min13s44, dois segundos acima da marca feita no Mundial de Barcelona, em que terminaram em quarto lugar.

Já na velocidade, o destaque ficou por conta da inglesa Fran Halsall, que bateu a campeã mundial Cate Campbell da Austrália nos 50m livre, com 23s96. Este tempo é agora o melhor da história sem trajes tecnológicos, superando os 23s98 que Sarah Sjoestroem marcou há algumas semanas no Campeonato Sueco – e é o 3º melhor tempo no geral. Halsall repetiu a cor da medalha nos 50m borboleta, com recorde de campeonato e britânico também, com 25s20. É a segunda melhor marca do ano, só fica fora de competição com os fortíssimos 24s43 que Sjostroem fez esse ano, que foi recorde mundial.

Outra inglesa em grandes disputas é Siobhan O'Connor, que batalhou, e, apenas na sua quinta medalha, conseguiu o ouro: nos 200m medley. Com 2min08s21, ela fez a melhor marca do ano na prova, para coroar suas conquistas até aqui, com três pratas, nos 200m livre, 100m borboleta e revezamento 4x100m livre, e um bronze nos 4x200m livre.

Algumas outras marcas chegaram ao topo do ranking do ano: o canadense Ryan Cochrane desbancou o australiano David McKeon nos 400m livre com 3min43s46. Irmã de David, Emma teve mais sorte, e derrotou O'Connor nos 200m livre com 1min55s57 com o seu melhor tempo da carreira. No masculino, Thomas Fraser Holmes desbancou o tempo coreano Tae Hwan Park da última semana e cravou o melhor do ano, 1min45s08. A dobradinha australiana saiu com a prata de Cameron McEvoy.

Nos 50m borboleta, coube a um jovem de 19 anos superar a marca de Cesar Cielo em 2014: Ben Proud fez 22s93, passando os 23s01 do brasileiro no Maria Lenk. O sul-africano Roland Schoeman ficou com a prata, com 23s13, seguido pelo conterrâneo Chad Le Clos, com 23s36.

Le Clos, inclusive, levou o seu primeiro ouro conquistando os 200m borboleta, com novo recorde de campeonato em 1m55s07, mas acima de sua melhor marca do ano.

A primeira medalha de ouro da Escócia em sua casa no Commonwealth Games veio justamente na natação, com Hannah Milley, nos 400m medley.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel