Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A recuperação de Ryan Lochte

swimchannel

07/08/2014 16h50

Ontem a noite tivemos uma das provas mais aguardadas do Campeonato Americano: a final dos 100m livre masculino. Na piscina em Irvine, estavam grandes nomes da natação dos Estados Unidos, entre eles campeões olímpicos como Michael Phelps, Ryan Lochte, Nathan Adrian, Anthony Ervin, Conor Dwyer e Matt Grevers. Eram nada mais, nada menos do que 47 medalhas olímpicas somando os currículos dos participantes. A prova não foi boa, com tempos pouco expressivos internacionalmente. Porém, pelo menos um nadador saiu da água com motivos para comemorar: Ryan Lochte.

No final do ano passado ele sofreu uma série lesão no joelho, que o deixou meses sem poder treinar e competir. No início deste ano ele resolveu nadar os Grand Prixs de Orlando e Mesa, mas o retorno foi precipitado e ele voltou a sentir dores no local da lesão. Mais uma vez ficou um tempo inativo para poder chegar em melhor forma no Campeonato Nacional. Há três semanas atrás, Lochte deu sinais de recuperação ao disputou cinco provas no Grand Slam Bulldogs e colher bons resultados.

Ryan Lochte é uma das estrelas confirmadas para a edição 2013 do Duel in The Pool - Foto: Clive Rose/Getty Images

Ryan Lochte vai nadar seis provas em Irvine – Foto: Clive Rose/Getty Images

Em sua primeira prova no Campeonato Americano, ele passou a final dos 100m livre por pouco. Terminou as eliminatórias com o oitavo tempo, apenas seis centésimos a frente de Ryan Shane, o nono colocado. Nadando na raia 8, Lochte fez uma prova equilibrada. Passou em sexto os primeiros 50 metros (23s39), mas teve a segunda melhor volta (25s57) e bateu na segunda colocação com 48s96, que lhe dá direito a nadar a prova nobre da natação no Pan-Pacífico e no Mundial de Kazan ano que vem.

O tempo não foi dos melhores, apenas o 30º do mundo em 2014, mas vencer adversários fortíssimos dá mais moral para Lochte que ainda terá pela frente mais outras cinco provas: os 200m livre, os 200m medley, os 100m borboleta e os 100m e 200m costas. Hoje ele nadou as eliminatórias dos 200m livre e dos 200m costas, avançando para as duas finais.

Se para Nathan Adrian (que mais uma vez bateu na trave e ainda não conseguiu nadar para 47 este ano) e para Michael Phelps (que com o sétimo lugar amargou sua pior posição desde 2005) o resultado ficou aquém das expectativas, para Ryan Lochte foi um bom começo. Veremos o que ele será capaz de fazer até o fim da competição e daqui a algumas semanas no Pan-Pacífico.

Lochte dá mostras de que esta recuperado da lesão no joelho - Foto de Clive Rose

Lochte dá mostras de que esta recuperado da lesão no joelho – Foto de Clive Rose/Getty Images

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel