Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O fenômeno Katie Ledecky

swimchannel

13/08/2014 23h25

O bom treinador sabe que uma prova cheia de erros é uma prova com excelente potencial para melhora. Talvez por esse pensamento Bruce Gemmel não considerou os 400m livre de Katie Ledecky, um estonteante novo recorde mundial, em 3min58s86, uma "prova perfeita". A própria nadadora deixou a piscina em Irvine, Estados Unidos, neste final de semana, pelo Campeonato Americano, satisfeita e só sorrisos, apreciando os detalhes de uma metragem bem nadada. Mas Gemmel quer ainda muito mais de sua jovem pupila de apenas 17 anos.

Ledecky entrou para um hall de atletas extremamente restrito. Com a marca dos 400m, se tornou a nona nadadora na história – e a primeira desde Janet Evans (1988-2006) – a ter recordes mundiais nas três provas de fundo da natação. Os 800m (8min11s00) e 1500m (15min34s23) já têm o nome da americana gravados.

Katie Ledecky comemora novo recorde mundial - Foto: Getty Images

Katie Ledecky comemora novo recorde mundial – Foto: Getty Images

A jovem nadadora ainda é a única, desde Federica Pellegrini, a nadar a prova abaixo dos 4 minutos – e a única na era sem os trajes tecnológicos. Uma diferença importante, já que a marca anterior da italiana era de 3min59s15 feitos no Mundial de Roma, em 2009. Comparadas suas parciais, é perceptível a diferença de estratégia das nadadoras, e da influência dos trajes de borracha no final de prova:

Katie teve as seguintes parciais: 57s74; 1m57s72; 2m58s40; 3m58s86.
Mais equilibrada, Federica fez em 2009: 58s66; 1m59s42; 2m59s93; 3m59s15.

A italiana não fez uma só passagem acima de um minuto, enquanto os 100m finais para 1min0010, tendo uma pequena queda no final de prova. Algo que foi lembrado pelo seu próprio treinador: os trajes colaboravam para evitar a fadiga nas metragens finais. Ledecky afirmou, ao deixar a piscina, que não estava mentalizando o recorde, saltou tranquila e pensando apenas em nadar o seu melhor. A sua distância para o restante das nadadoras da prova mostra a sua supremacia: somente a passagem dos 200m, em 1min57s72, já seria suficiente para classificá-la pela seleção norte-americana para o Pan Pacífico na prova. Hoje, o segundo melhor tempo da temporada é da espanhola Mireia Belmonte, cinco segundos acima: 4min03s84.

Apenas para comparação do momento de Ledecky com as conquistas do Mundial de 2009: na ocasião, 43 recordes mundiais caíram, dos quais 19 ainda permanecem. Desde os 3min59s89 de Ledecky no Mundial de Barcelona no ano passado, nenhuma mulher nadou abaixo dos 4min01s sem os trajes. Os números falam por si só. Ledecky está, certamente, em outro patamar da natação mundial. E estará preparada para derrubar suas próprias marcas na Austrália no final do mês.

Assista à prova de 400m de Ledecky:

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel