Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

200m medley: o esquadrão de luxo mundial

swimchannel

19/08/2014 11h03

Desde que Michael Phelps entrou em cena, antes mesmo de se tornar a referência que é hoje no esporte, a prova do 200m medley mudou completamente de cara. Ela tem o nome e a marca do maior nadador do mundo de todos os tempos. Phelps teve uma década de glória, parou, voltou. Deu chance para que a situação mudasse um pouco de figura, e agora está com o tradicional comichão pelo ouro que sempre o motivou a ir mais longe que qualquer outro atleta das piscinas. E o palco agora internacional para testá-lo outra vez está montado, com os mesmos bons e velhos rivais de antes, em Gold Coast, Austrália, local do Pan Pacífico que começa nesta quarta-feira.

Lochte bateu Phelps na seletiva americana - Foto: AP

Lochte bateu Phelps na seletiva americana – Foto: AP

Thiago Pereira até chegou a acreditar que teria um pouco mais de paz na sua prova favorita, mas a concorrência que deixou de existir cedo para o brasileiro nas competições nacionais nunca foi simples no parâmetro mundial. Fazendo dupla, Ryan Lochte e Phelps detêm todas as melhores marcas do mundo no 200m medley até hoje no top 10, e são os únicos nadadores da história a nadar a prova abaixo do 1min55s. Juntos, fizeram isso 14 vezes. Hoje, quem se aproxima muito da marca é o japonês Kosuke Hagino que, claro, já está em Gold Coast. Ele tem o melhor tempo da temporada, com 1min55s38, feitos no Campeonato Japonês, terceiro melhor na era sem trajes tecnológicos. Durante a seletiva norte-americana, a rivalidade mostrou-se intacta: Lochte cravou o segundo tempo do ano, com 1min5650, e Phelps o terceiro, apenas cinco centésimos atrás. Trabalho duríssimo para Thiago, que nadou apenas para 1m57s98 em 2014, tempo feito no Maria Lenk. Na edição de 2010 do Pan Pacífico, o brasileiro ficou com a medalha de bronze.

Thiago Pereira, Lochte e Hagino no pódio de Barcelona-2013 - Foto: Getty Images

Thiago Pereira, Lochte e Hagino no pódio de Barcelona-2013 – Foto: Getty Images

Com uma volta curta ao passado, o pódio do Mundial de Barcelona em 2013 parece agora distante: Lochte vencia o 200m medley, com um tempo inclusive abaixo do 1m55s, seguido por Hagino e por Thiago. Sim, algo claramente estava faltando. A concorrência de sempre agora voltou, e a ameaça para o norte-americano mudou de dinâmica. Além dos velhos, especialmente de um velho conhecido de volta, a dificuldade apertou quando até outros nomes despontam para tentar arrancar seu trono, como o também japonês Daiya Seto, de 20 anos, na casa do 1min57s, ou de Conor Dwyer, conterrâneo que aparece logo depois, com o quinto tempo do ano.

A verdade é que os grandes nomes da prova estarão em Gold Coast, com exceção de Laszlo Cseh, da Hungria, que disputa o Campeonato Europeu. O que torna a briga ainda mais atrativa e disputada. Vale ficar de olho: o domingo, dia do 200m medley, promete recolocar, frente a frente, os maiores personagens da mais atraente prova da natação desde Phelps.

O Pan Pacífico começa nesta quinta-feira, com 275 nadadores de 13 países. A seleção brasileira tem 19 atletas, e não contará com a presença de César Cielo, que desistiu da competição para priorizar o Mundial de Curta de Doha.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel