Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Swim Stars: a divertida reunião de estrelas mundiais

swimchannel

04/09/2014 13h00

Mal passaram algumas das principais competições de natações do mundo, e o calendário aquático continua movimentado. Mas agora, de uma forma mais… divertida. A partir desta sexta-feira, Singapura será o palco de um encontro com doze campeões olímpicos, e 21 mundiais. O Swim Stars é um evento amistoso que reúne atletas de 13 países, como Austrália, França, Grã-Bretanha, Japão, Estados Unidos e África do Sul.

Nathan Adrian é uma das estrelas da disputa

Nathan Adrian é uma das estrelas da disputa

O festival de três dias tem, na verdade, apenas uma etapa de provas de natação de nível internacional. A ideia é reunir os mais velozes do mundo para competirem de uma forma um pouco diferente. Além das provas de 100m de todos os quarto estilos, em finais diretas com apenas oito participantes, os 50m livre têm fases eliminatórias, com a decisão do vencedor em um duelo singular: os dois nadadores que se saírem melhor na semifinal disputam a decisão lado a lado, no grande espetáculo do dia. No total, não mais que duas horas de atração. Dinamismo que tem o intuito de mostrar o lado divertido que tem a natação.

O evento também envolve nado sincronizado e clínicas em escolas selecionadas na região, onde os mais jovens terão a chance de conhecer os grandes ídolos da natação mundial. Não obstante, a premiação é um incentivo para garantir a participação dos grandes nadadores: recorde mundial rende 20 mil dólares, e o primeiro lugar na prova de velocidade, por exemplo, paga dez mil dólares para o atleta campeão. Um extra que torna atrativa a participação das estrelas aquáticas.

Ruta Meilutyte enriquecerá a disputa em Cingapura (foto: Luis Gene/AFP)

Ruta Meilutyte enriquecerá a disputa em Singapura (foto: Luis Gene/AFP)

E isso colocará cara a cara Roland Schoeman com Anthony Ervin, por exemplo. Ou que tal Nathan Adrian e James Magnussen? De Jessica Hardy a Ruta Meilutyte, até Jeanette Ottesen e a Dama de Ferro Katinka Hosszu.

A ideia um tanto quanto diferente de evento parece ter alcançado já um certo sucesso refletido no interesse do público para a primeira edição. De acordo com os organizadores, três dias antes do início já haviam sido vendidos metade dos 3 mil ingressos colocados à disposição.

Se o caráter amistoso não deverá render resultados expressivos em questão de tempo na piscina, ao menos a diversão está garantida pelos empolgados participantes.

Confira a lista de atletas participantes:

Campeões Olímpicos

Bonte Barratt (AUS)
Brttany Elmslie (AUS)
Emily Seebohm(AUS)
Melanie Schlanger(AUS)
Ruta Meilutyte (LTU)
Jessica Hardy (USA)
Fabien Gilot (FRA)
Kosuke Kitajima (JAP)
Roland Schoeman (RSA)
Cameron Van der Burgh(RSA)
Nathan Adrian (USA)
Anthony Ervin (USA)

Campeões Mundiais (em piscinas de 50m e 25m)

Emily Seebohm(AUS)
Melanie Schlanger(AUS)
Jeanette Ottesen (DEN)
Katinka Hosszu (HUN)
Ruta Meilutyte (LTU)
Jessica Hardy (USA)
Bronte Barrat (AUS)
Pernille Blume (DEN)
Rikke Moller Pedersen (DEN)
Mie Nielsen (DEN)
James Magnussen (AUS)
Matthew Abood (AUS)
Roland Schoeman (RSA)
Nathan Adrian (USA)
Anthony Ervin (USA)
Fabien Gilot (FRA)
Liam Tancock (GBR)
David Plummer (USA)
Kosuke Kitajima (JAP)
Cameron Van der Burgh (RSA)
Fabio Scozzoli (ITA)

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel