Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Swim Tech: a tecnologia para desenvolver a natação

swimchannel

05/09/2014 19h02

Nadadores de elite dispõem hoje de todo o tipo de tecnologia e avaliações de ponta para mapear seu desenvolvimento, falhas, e aspectos a serem trabalhados. Sempre há espaço para a melhora. Mas, estagnadas há pelo menos uma década, as pesquisas com foco na natação para academias deixavam a desejar para o atleta amador.

"Eu sentia a necessidade de apresentar para meu aluno uma avaliação física específica para natação, com um formato inovador, algo além de uma avaliação pedagógica", afirmou Alessandro Pierucci, idealizador da Swim Tech. A proposta de seu projeto era levar tecnologia e inovação para as academias, e assim ele desenvolveu um sistema de avaliação online baseado em resultados de pesquisas publicados em revistas científicas. Com um tablet na beira da piscina, o professor mostra imediatamente os resultados em gráficos para o aluno.

Etiene Medeiros, nadadora brasileira - Foto de Satiro Sodré

Etiene Medeiros, nadadora brasileira – Foto de Satiro Sodré

E o objetivo é bastante simples: serve para que os nadadores possam perceber sua evolução, analisar, juntamente com o professor, em que precisam melhorar e, sobretudo, se sentirem motivados para continuar na prática esportiva. Os testes específicos da natação são realizados totalmente na piscina, nas próprias aulas.

Um dos mais procurados é o teste de aptidão aeróbia, que possibilita conhecer a velocidade crítica, ou seja, a velocidade que se aproxima do limiar anaeróbio, e usá-lo para prescrição das aulas e treinos do atleta. Tudo o que o nadador precisa é nadar crawl ininterruptamente por sete minutos. A técnica do nado crawl é avaliada e as aptidões físicas desenvolvidas nas aulas de natação, como a aptidão aeróbia (endurance) e a aptidão anaeróbia (velocidade).

"Os professores das primeiras academias a utilizarem o Swimtest relataram que os alunos apreciaram a ideia da avaliação e ficaram surpresos com os resultados, pois conseguiam eles mesmos visualizar e compreender", explicou Pierucci. Na segunda avaliação, portanto, é perceptível a melhora e os quesitos que mais deram certo.

Basta ser nadador e se interessar em melhorar no esporte para testar a avaliação aquática. Uma ideia acessível aos atletas nas academias, e de forma fácil de entender o que e como realizar o seu desenvolvimento aquático.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel