Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um pódio histórico. E um favorito para melhor do mundo

swimchannel

21/09/2014 15h08

Hoje foi o primeiro dia das finais da natação dos Jogos Asiáticos, em Incheon, Coreia do Sul.

É a principal competição do ano para as potências China e Japão.

Nos últimos dias, só se falou no esperado duelo entre as estrelas Sun Yang, da China, e Tae-Hwan Park, da Coreia do Sul – este último, herói nacional, inclusive dá nome à piscina em que a competição é disputada.

Ambos campeões olímpicos (Yang nos 400m e 1500m livre em 2012; Park, nos 400m livre em 2008), e que em Londres-2012 empataram na segunda colocação dos 200m livre.

Pois foi justamente o 200m livre masculino a prova que abriu o programa de finais do primeiro dia. Yang é o recordista asiático da prova. Park, o recordista dos Jogos Asiáticos. E foi preciso um recorde para que a prova fosse vencida.

Os dois sabiam que o ouro não estava reservado para eles. O japonês Kosuke Hagino, apesar de ter nos 200m livre teoricamente uma de suas provas mais fracas do seu programa de seis provas na competição, era uma ameaça real.

E o franco atirador conseguiu a vitória de maneira espetacular. Virando os últimos 50m metros nada menos quase um segundo atrás dos rivais (9 décimos), arrancou em um final de prova inacreditável.

Kosuke Hagino comemora. Ao fundo, Tae-Hwan Park (foto: Rob Griffith/AP)

Kosuke Hagino comemora. Ao fundo, Tae-Hwan Park (foto: Rob Griffith/AP)

1m45s23 é novo recorde japonês, superando em um centésimo o tempo de Syo Uchida de 2009, época de trajes tecnológicos.

Prata para Yang (1min45s28), bronze para Park (1min45s85).

Os últimos 50 metros de Hagino em 26s00 são comparáveis aos melhores finais da história da prova. Somente as melhores performances de todos os tempos viram algo similar, como o recorde mundial do alemão Paul Bidermann de 2009 com traje tecnológico (final de 25s70) e o recorde olímpico do francês Yannick Agnel, segundo melhor tempo da história (final de 25s98).

Foi o pódio mais forte do ano, com os três nadadores estando entre os cinco mais rápidos da temporada. Hagino tem agora o segundo melhor tempo no ranking mundial. Yang, o quarto. Park, com 1min45s25 obtido no Campeonato Coreano, é o terceiro.

Equilibrando melhor suas parciais, Hagino tem boas chances manter a evolução e melhorar bem sua marca.

O japonês, atual bronze olímpico dos 400m medley, já havia sido destaque no Campeonato Pan-Pacífico, em que, contra americanos e australianos, foi o nadador mais condecorado em provas individuais masculinas (dois ouros e duas pratas).

Em grande forma, a expectativa é que em Incheon ele melhore seus tempos e colecione mais vitórias. Se isso acontecer, passa a ser o favorito para ser escolhido o melhor nadador do mundo de 2014 pela FINA e pela tradicional revista americana Swimming World. Um feito histórico, afinal jamais um nadador japonês obteve o feito.

Histórico também foi o pódio dos 200m livre de hoje, que reuniu os maiores nadadores asiáticos da atualidade.

Por Daniel Takata

Sun Yang, Kosuke Hagino e Tae-Hwan Park no pódio dos 200m livre em Incheon (foto: Tim Wimborne/Reuters)

Sun Yang, Kosuke Hagino e Tae-Hwan Park no pódio dos 200m livre em Incheon (foto: Tim Wimborne/Reuters)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel