Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O invencível Chad Le Clos

swimchannel

30/10/2014 12h57

Há pouco mais de dois meses, ou mais exatamente 63 dias, Chad Le Clos não sabe o que é perder uma prova em uma competição oficial. Desde a disputa do Commonwealth Games, o atual campeão olímpico dos 200m borboleta sempre que caiu na piscina, saiu dela com uma medalha de ouro pendurada no pescoço junto com seus óculos, a sua marca registrada.

O atual campeão mundial dos 100m e 200m borboleta na piscina longa disputou todas as seis etapas da Copa do Mundo de piscina curta até o momento: Doha, Dubai, Hong Kong, Moscou, Pequim e Tóquio. Nadou nestas etapas 24 vezes e venceu todas elas. Foram seis vitórias nos 50m borboleta, cinco nos 100m borboleta e nos 100m livre, três nos 50m livre e 200m borboleta e mais duas nos 200m medley. Um feito impressionante.

Suas últimas derrotas aconteceram no dia 28 de agosto, no último dia de disputas do Commonwealth Games de Glasgow. Na etapa final da competição o sul-africano ganhou duas medalhas de bronze, uma individual nos 200m medley e outra com o revezamento 4x100m medley. Lembrando que neste evento Le Clos ganhou sete medalhas, sendo duas de ouro.

Chad Le Clos venceu os 100m borboleta em Glasgow - Foto: Getty Images/Mark Kolbe

Chad Le Clos acumula 24 vitórias na Copa do Mundo – Foto: Getty Images/Mark Kolbe

Le Clos pode ampliar sua invencibilidade na etapa deste fim de semana da Copa do Mundo de piscina curta, que será a última da temporada e ocorrerá em Cingapura. O nadador, que também confirmará o título de rei da Copa do Mundo pela terceira vez em sua carreira, pode conseguir o inédito feito de obter 100% de aproveitamento no circuito, que coroará além do talento, sua regularidade.

Conquistando mais algumas medalhas de ouro em Cingapura, Le Clos poderá chegar motivado e com o status de imbatível ao Campeonato Mundial de piscina curta, principal evento da temporada da Fina. E dependendo dos resultados em Doha, ele pode ampliar ainda mais sua série de vitórias e virar o ano com o título de "invicto".

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel